Conferências do IFSP, VII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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FUTSAL DE MULHERES NO CAMPUS SERTÃOZINHO: UMA PROPOSTA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA
Lana Barbosa, Juliana Elói Pires

Última alteração: 2024-03-22

Resumo


O esporte é entendido como um direito social previsto na constituição, mas ao longo dahistória as mulheres tiveram de enfrentar inúmeras barreiras para se inserirem neste campo social.Sabendo que há desigualdades de oportunidades de acesso às práticas esportivas entre mulheres ehomens, especialmente acerca das modalidades esportivas socialmente reconhecidas como práticassociais de reserva masculina, o objetivo do projeto de extensão “Futsal de Mulheres: da resistência aocontra-ataque’ é oportunizar às meninas e mulheres que fazem parte da comunidade externa e internado Campus Sertãozinho o acesso à prática do futsal, valorizando seus modos de jogar e a pluralidadede seus corpos. As aulas sobre o conteúdo de futsal aconteceram uma vez por semana na quadraesportiva do Campus Sertãozinho. A Metodologia utilizada para o ensino do futsal foi baseada nautilização de jogos formais, reduzidos e adaptados com enfoque nas três dimensões do conteúdo:conceitual, procedimental e atitudinal. Tal metodologia contribuiu para uma compreensão ampla daspossibilidades de ações técnico-táticas acerca da prática do futsal, e para a construção deaprendizagens sobre os aspectos históricos e políticos que constituem a modalidade esportiva. Alémdas aulas foi realizado um cine-debate, que contou com a participação de estudantes do CampusSertãozinho, sobre os desafios e as lutas protagonizadas por mulheres que jogam futebol oriundas dasclasses populares, o documentário tematizado foi “Da várzea ao centro: por uma outra parentalidade”.Outra ação vinculada ao projeto foi a criação de uma página na rede social Instagram com o intuito dedivulgar as aulas e dar visibilidade às biografias de mulheres jogadoras de futsal por meio da produçãode posts que destacavam suas trajetórias esportivas. Percebeu-se que algumas alunas encontraramdificuldades para se manterem nas aulas de futsal e tiveram que abandonar o projeto. Por outro lado,algumas alunas, mesmo morando em outra cidade, utilizaram estratégias para permanecerem naprática do futsal. As diferentes experiências serão investigadas a fim de que seja possível realizar umaanálise ampla da realidade para que, futuramente, sejam implementadas estratégiaspolítico-pedagógicas que favoreçam a inserção e permanência de meninas e mulheres na práticaesportiva. Espera-se que com a realização deste projeto sejam alcançados resultados quantitativos equalitativos associados ao acesso de meninas e mulheres à prática de futsal a partir dos pressupostosda formação humana integral, crítica e emancipada. Que as vivências oferecidas pelo projeto possamcontribuir para que as alunas construam e expressem seus modos de jogar bola sem medo de seremsubjugadas e/ou comparadas aos homens; possam construir e desenvolver autonomia para ocuparemespaços públicos de lazer para praticarem futsal em seu tempo livre e, ainda, possam refletircriticamente sobre a condição das mulheres não apenas no campo esportivo, mas em toda a sociedade.Agradecemos ao IFSP pelo fomento às bolsas de extensão. Esta ação representa uma políticaeducacional fundamental que favorece a permanência e o êxito de discentes, enriquecendo seusprocessos formativos.