Conferências do IFSP, VII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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Disseminação do estado da arte do conhecimento de Marketing para comunidade interna e externa do IFSP.
Fernanda Regina da Silva, Arielle Helbusto Horle Bongiovanni, Ronan Torres Quintão

Última alteração: 2024-03-22

Resumo


As atividades de Marketing permeiam as decisões estratégicas e cotidianas das empresas e nossa vida, envolvendo não somente gestores e consumidores, mas uma rede de agentes local e global. O conhecimento de Marketing possibilita melhor entendimento sobre as relações de troca realizadas no mercado e construção de significados das práticas de consumo. O projeto, portanto, tem o objetivo de disseminar o estado da arte do conhecimento de marketing para a comunidade interna e externa do Instituto Federal de São Paulo. Para o desenvolvimento e divulgação do projeto utilizou-se a plataforma Spotify e uma página no Instagram, ambas nomeadas como PODMKT, sigla que se refere ao nome do projeto. Oito textos acadêmicos sobre Marketing publicados nos periódicos nacionais de maior impacto foram estudados, organizados e apresentados no podcast. Além disso, foram realizadas 8 entrevistas com professores/pesquisadores de Marketing sobre suas produções e carreiras acadêmicas. O Podcast possibilita o acesso ao estado da arte do conhecimento de Marketing, gerando discussão e ampliando o debate sobre o tema, tanto no ambiente virtual, quanto nos espaços do campus. Dentre os resultados obtidos no ano tem-se na plataforma Spotify 26 seguidores, com cerca de 75% dos ouvintes sendo do gênero feminino, 22% do gênero masculino. Os podcasts tiveram um total de 140 reproduções. Ao todo, 87 pessoas seguem o perfil PODMKT no Instagram, contando com 1.538 impressões, ou quantidade de vezes que o conteúdo foi exibido para os usuários, e 257 interações, ou total de curtidas no Instagram. O projeto PODMKT ampliou o debate sobre marketing nos espaços virtuais e do campus, assim como também proporcionou uma contribuição valiosa para a compreensão das práticas de consumo e das relações de troca no mercado contemporâneo.