Conferências do IFSP, VII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR DO IFSP, CAMPUS SÃO JOÃO DA BOA VISTA- EDIÇÃO 2022: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lucas Labigalini Fuini

Última alteração: 2024-03-22

Resumo


Esse resumo tem por objetivo abordar e problematizar a experiência obtida com o projeto de extensão de cunho educativo denominado “Cursinho Pré-vestibular do IFSP-SBV” no ano de 2022, considerando a demanda de estudantes vinculados e egressos do ensino público por cursos que propiciem capacitação para realização de processos seletivos vestibulares e o ENEM.  O referido projeto foi realizado no presente ano através de parceria do Instituto Federal de São Paulo, campus São João da Boa Vista (SBV) com outras instituições públicas, fundacionais e da sociedade civil do município sede do campus. Projetos de cursos preparatórios para o ENEM são ofertados pelo IFSP-SBV à comunidade local e regional desde o ano de 2015.  O projeto teve por objetivo central atender à demanda de jovens egressos ou em finalização do ensino médio para cursinho preparatórios, e metodologicamente esteve organizado com ofertas de aulas, palestras e treinamentos variados para alunos terem condições de participarem com êxito dos processos seletivos e exames de acesso ao ensino superior. No âmbito do IFSP, o projeto do campus SBV foi contemplado no edital específico voltado a Cursinhos populares (edital n. 86/2022), sob coordenação do Prof. Dr. Lucas Labigalini Fuini, tendo recebido 5 bolsas com duração de 8 meses voltadas a alunos vinculados ao ensino superior, preferencialmente licenciaturas.  O referencial teórico que embasa essa reflexão está associado aos seguintes conceitos e categorias: educação popular e de pedagogia crítica, de Gadotti (2012); cursinhos populares e universalização/democratização do ensino superior, de Castro (2012) e a concepção de educação em Direitos humanos, de Benevides (2007). Esse projeto parte do desafio de se considerar a realidade do Brasil em que muitos alunos egressos do ensino público não dão continuidade aos estudos no nível superior. Ainda que tenha crescido a participação de alunos egressos de escolas públicas nas universidades públicas estaduais e federais (com o avanço de programas de reserva de vagas e cotas específicas), em 2021, apenas 26% dos estudantes que concluíram o 3º. Ano do ensino médio realizaram o ENEM, principal instrumento de acesso e seleção hoje disponível no país para ingresso em universidades e instituições de ensino superior, sobretudo as federais.  Cursinhos populares pré-universitários surgiram no Brasil (entre os anos de 1960 e 1970) como tentativa de superação do formato de cursinho pré-vestibular pago e elitizado, e com o tempo avançou-se também com projetos alternativos vinculados em pedagogias críticas e de educação popular, muitos deles surgidos em áreas menos favorecidas e organizados por movimentos sociais e comunitários (aproximando movimentos estudantis e sociais), articulados ou não a universidades e instituições de ensino (CASTRO, 2007). Nesse sentido, os projetos de cursinhos populares tiveram crescimento no Brasil recente, com perfis pedagógicos diferenciados. Neste texto argumenta-se que a proposta de educação a atender a demanda dos cursinhos populares deve mesclar a formação científica sólida (mais vinculada com os conteúdos disciplinares), com a práxis dialógica e valorização da cultura e saberes populares, valorizando a interculturalidade, transversalidade do conhecimento e os espaços educativos formais e não formais (GADOTTI, 2012, CASTRO, 2012).

 

PALAVRAS-CHAVE:  Cursinho pré-vestibular; educação popular, ENEM; IFSP.