Conferências do IFSP, VII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
MENINAS NA CIÊNCIA: EMPODERANDO MENINAS ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO
Julia Isabelly Silva, Sofia Amorim Novais, Melissa Mangueira Ribeiro, Suzy Kurokawa

Última alteração: 2024-03-22

Resumo


O projeto Meninas na Ciência tem como objetivo promover espaços para que meninas sintam-se mais próximas das áreas de ciência e tecnologia (C&T) e que tenham consciência de que podem ocupar e atuar nesses espaços. Para isso, as atividades realizadas incorporaram elementos de jogos, através de encontros com meninas estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas próximas ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Miguel Paulista. Estes encontros são uma forma de construção de conhecimento por meio de atividades lúdicas. Além disso, é esperado que neste processo, as meninas participantes dos encontros sintam-se motivadas e se interessem, cada vez mais, por C&T. As ações do projeto são planejadas e organizadas por meio de reuniões semanais, nas quais foram definidos os temas, objetivos e tipos de atividades a serem realizadas, além de definir o local, data e horário do encontro em que cada atividade será aplicada. De maio de 2022 a outubro de 2023, foram realizadas as seguintes atividades: 1) a primeira trata-se de um jogo similar ao “Imagem e Ação”, usando o tema invenções e/ou descobertas femininas. As participantes foram divididas em dois grupos mistos e, a cada rodada, um grupo escolhe um de seus integrantes para receber uma palavra e decide se quer desenhar ou realizar uma mímica para o restante do grupo adivinhar. A oferta dessa atividade estimulou a reflexão das participantes sobre a presença da mulher na inovação e evolução tecnológica da sociedade, frequentemente sem receber o devido reconhecimento como autoras de inovações comuns em nosso cotidiano; 2) a segunda atividade foi um jogo inspirado no programa de televisão “Passa ou Repassa”, em que as participantes foram separadas em grupos, para os quais foram feitas perguntas sobre Ciências da Natureza, conforme o ano escolar das participantes; 3) A terceira atividade refere-se a um circuito composto por seis fases -  mímica, “telefone sem fio”, experimento científico, adivinhas, embaralhamento de palavras e perguntas e respostas - e, a cada fase concluída, o grupo adquiriu uma dica para a resolução de uma cruzadinha com invenções e/ou descobertas femininas. Foram realizados oito encontros no período de maio de 2022 a outubro de 2023, em seis escolas diferentes, atingindo 58 estudantes. Nesse contexto, a oferta de encontros com jogos práticos e didáticos é uma forma eficaz de estimular as meninas a desenvolverem um pensamento crítico, permitindo que questionem e expressem seus pensamentos livremente. Queremos mostrar que elas são capazes de ocupar qualquer espaço que desejem, principalmente na ciência, onde suas habilidades superam suas próprias expectativas. Elas também podem compreender melhor a presença das mulheres na área da ciência e a perceber a importância das mesmas ocuparem esses espaços, além de acreditarem cada vez mais em sua capacidade e potencial. Temos como maior objetivo continuar com essas atividades e jogos, uma vez que é notável o interesse das meninas e gratificante em alcançarmos espaços que talvez sem a presença do projeto as alunas não teriam contato com esse tipo de conhecimento.