Última alteração: 2024-03-22
Resumo
Equipamentos eletrônicos, assim como pilhas e baterias, podem conter substâncias nocivas, tais como os metais pesados, que se descartados de forma incorreta, causam impactos ambientais muitas vezes irreparáveis; por exemplo a contaminação dos lençóis freáticos. Essa temática é muito relevante ao campus Campinas, visto que no Jardim Satélite Íris, está localizado o antigo Lixão da Pirelli, que encontra-se desativado. Conquanto, apesar de ter sido iniciado na década de 60 e desativado em 1984, tornou-se um dos maiores passivos ambientais da cidade. Assim, é necessário fazer a remediação da área, utilizando técnicas de remoção da pluma de contaminantes, terra, óleos, produtos químicos, lixo hospitalar e metais pesados (Costa, 2016). Além do lixão desativado, a menos de 4 quilômetros do campus, também encontra-se o aterro sanitário que foi desativado somente em 2014, o “Delta A”. Os efeitos nocivos dos metais pesados sobre os seres vivos tornam o conhecimento acerca de sua presença, identificação, quantificação e monitoramento de grande relevância, principalmente em áreas ambientais (água, solo) e de saúde (medicamentos, alimentos, fluídos e tecidos biológicos). Em síntese, Baird (2022, p.99), explica que metais pesados são “substâncias nocivas que se bioacumulam em organismos e sofrem biomagnificação em solos e ambientes aquáticos, causando ao homem, sérios problemas neurológicos”. O Projeto de extensão teve como objetivo emergir na comunidade acadêmica e local o senso crítico a respeito dos metais pesados. Também almejou propor soluções conforme as possibilidades de cada entidade. A força de trabalho foi composta por quatro estudantes do ensino médio integrado, contando ainda com o auxílio de dois professores, das áreas de química e história. Nas primeiras semanas do projeto, os alunos realizaram pesquisas sobre a temática. Assim, fizeram resumos de artigos científicos, reportagens, partes de uma tese e livros didáticos; e por último uma apresentação final. Após a fase de pesquisa bibliográfica, elaboraram os roteiros das narrativas do podcast e das entrevistas, para então gravar e editar os áudios no software livre Audacity. As entrevistas foram realizadas com pessoas da comunidade local, em que foram coletados relatos de como acontece o atual descarte dos itens tecnológicos, problemas enfrentados e dúvidas existentes sobre o antigo lixão. A entrevista com o pesquisador procurou buscar soluções e um maior entendimento sobre o assunto. A instituição externa participante foi a Escola Estadual Elvira de Pardo Meo Muraro. Nesta escola, os alunos realizaram duas palestras presenciais para as quatro turmas do 9o do ensino fundamental II; totalizando 120 alunos da comunidade sensibilizados diretamente. Durante a palestra, além da conscientização, foram indicados alguns pontos de coletas próximos ao bairro. Como produto final, foram produzidos dois episódios com entrevistas da comunidade, do pesquisador e narrativas explicativas pelos alunos. A temática discutida, não apenas propiciou a discussão de questões que envolvem o conhecimento científico e tecnológico, mas também suas implicações sociais e ambientais, bem como possíveis ações a serem realizadas pelas entidades envolvidas no projeto. Outras ações, como as desenvolvidas pelo projeto, devem ser elaboradas para conscientizar sobre a importância da coleta seletiva do lixo e o descarte correto de lixos eletrônicos.