Conferências do IFSP, VII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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CONTIG 60 NO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Bruno Damiani Fanucchi, Luiza Gabriely da Silva Oliveira, Vinícius Silva Mangueira, Antonio Luis Mometti

Última alteração: 2024-03-22

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da aplicação de um projeto de extensão do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Guarulhos. O projeto faz parte das ações de Curricularização da Extensão planejadas no Projeto Pedagógico do Curso e foi denominado PAE1 – Projeto de Ações Extensionistas: estreitando relações entre a Educação Básica e a Licenciatura em Matemática, o qual teve por objetivo geral proporcionar o desenvolvimento de ações extensionistas, por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, voltadas para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas da cidade de Guarulhos, alinhado ao objetivo de desenvolvimento sustentável número 4, Educação de Qualidade, estabelecido pela Agenda Universal 2030 das Nações Unidas. Para tal, foi realizada uma parceria com uma escola pública municipal de Guarulhos, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A proposta foi desenvolver aulas com jogos como recurso didático para o ensino e a aprendizagem de Matemática, mais de 90 estudantes do 3º ao 5º ano desta modalidade participaram das atividades com vários tipos de jogos aplicados. Nós ficamos com a aplicação do jogo Contig 60, adaptado de Grando (2004), para o 4º Ano do Ensino Fundamental, caracterizando-se como nosso primeiro contato com a Extensão Universitária e com a sala de aula. O projeto foi dividido em duas etapas, sendo a primeira visando a elaboração de um jogo para o ensino de matemática e a segunda voltada para a aplicação propriamente dita do jogo em sala de aula. Basicamente, os estudantes deveriam jogar três dados, somar ou subtrair os resultados à livre escolha da operação e marcar na ficha, com os números já impressos, uma fileira com quatro números seguidos, condição para ganhar o jogo. A segunda etapa foi a mais curta, porém a mais desafiadora, explicamos o jogo, separamos a sala em quartetos que jogaram dois contra dois. Durante a aplicação, foi notável que alguns alunos contavam com algumas dificuldades para a leitura e com as operações básicas (soma e subtração). Ao fim da aplicação, foram entregues, aos alunos, folhas com problematizações das situações do jogo. Durante a aplicação pudemos notar que os alunos estavam interessados, engajados, participando ativamente de todas as jogadas e não se tiveram receio de questionar quando tinham dúvidas, o que fica evidenciado com a resposta de um aluno quando perguntado sobre sua impressão do jogo, dizendo que achou bem legal pois você brincando e estudando ao mesmo tempo aprende adição e subtração. A partir das atividades escritas, observamos que os alunos apresentaram dificuldades nas questões que envolviam uma compreensão mais profunda das estratégias envolvidas, indo além do simples cálculo. Para nós, o projeto de extensão foi o primeiro passo “considerável” na formação como docente, além da primeira experiencia prática em sala de aula, de construção e aplicação de atividades lúdicas, as quais podem contribuir significativamente com o ensino e a aprendizagem da Matemática, desde que adequadamente planejadas e estruturadas.