Conferências do IFSP, VII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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Música Coral Piracanta
Ruth Barreto Correa, Mayara Muniz de Luna, Eliana Maria Rojas Cabrini Righi

Última alteração: 2024-03-22

Resumo


Este trabalho vem relatar o processo de constituição de um grupo coral – o Piracanta, emque os alunos e funcionários do IFSP de Piracicaba são convidados à experiência de compartilhar o canto com a comunidade piracicabana, num gesto de integração transformadora. A formação de um coral possibilita, para além do desenvolvimento da formação musical de seus integrantes, a possibilidade de se vivenciar através da música seu crescimento pessoal, cultural e sua consciência cidadã. O canto coral também intensifica o diálogo com a comunidade, de modo que através dele se tem acesso a seus saberes e práticas musicais, além de propiciar a divulgação do Instituto de uma forma mais ampla e estimular a integração da família com a escola. O projeto de extensão Música Coral Piracanta, fomentado pelo Programa de Arte, Cultura, Esporte e Lazer, tinha como objetivos, a partir da formação do coral: despertar nos participantes o gosto pela boa música, popular e erudita; levar os coralistas a iniciarem-se na construção de conceitos musicais, como: timbre, intensidade (forte, médio e fraco), duração (curto e longo), altura (grave e agudo); levá-los também a ampliar sua percepção musical, afinação, desenvolver memória auditiva; participar de atividades de canto, rítmicas, de audição, de expressão corporal, de contato com instrumentos sonoros e experiências criativas. O projeto teve a duração de 5 meses nos quais a coordenadora e duas bolsistas se encarregaram de promover encontros semanais para ensaio de repertório, disponibilizar na plataforma Moodle conteúdo como partituras, videoaulas de vocalização, exercícios para afinação e extensão vocal, bem como preparar os áudios correspondentes à voz de cada naipe que integrava cada peça do repertório. As bolsistas auxiliaram na pesquisa e elaboração de repertório, na regência e nos ensaios de naipes do coral, na localização de aplicativos de apoio para escrita de partituras e gravação de áudios para treinamento dos coralistas, no preparo do material, equipamentos, instrumentos musicais, cópias de partituras, participaram das apresentações do coral como cantoras e instrumentistas. O coral contou com até 20 coralistas, que eram alunos dos cursos integrados, de graduação, professores, mães de alunos, e outros membros da comunidade, que se revezavam em um ensaio semanal matutino e outro vespertino. Nos ensaios, além das atividades de canto, os coralistas praticavam exercícios rítmicos, de aquecimento vocal, de coordenação motora, de relaxamento, técnicas de respiração, de postura, de emissão, projeção e

afinação vocal. O resultado foi muito positivo, pois ao final do período o grupo apresentou-se cantando peças variadas, como cânones, peças de música popular em 2 até 4 vozes num evento oficial da escola, e também realizou apresentações informais em espaço de uso comum no final do ano, com canções natalinas. Os objetivos foram plenamente alcançados, uma vez que constituiu-se um grupo coeso que participou ativamente das atividades propostas trazendo muita alegria e beleza para o ambiente escolar.