Conferências do IFSP, VII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
ÁRVORES DO BOSQUE CAMBUÍ: UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA EDUCAÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Pedro Augusto Gonçalves, Laura Falcão Bernaldes da Silva, Fabriciu Alarcão Veiga Benini

Última alteração: 2024-03-22

Resumo


Localizado no Parque Santa Marta, em São Carlos - SP, o Bosque Cambuí atrai visitantes de várias regiões da cidade. A diversidade de sua fauna oferece uma oportunidade valiosa para a disseminação do conhecimento por meio de materiais educativos produzidos. Os bosques são essenciais para o bem-estar da sociedade urbana, proporcionando espaços para convívio social, recreação, lazer e práticas de ecologia cívica. Tais áreas também desempenham um papel crucial na estabilidade ecológica, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e dos rios, além de prevenir desastres naturais, como deslizamentos e inundações. Contudo, a ausência de políticas públicas efetivas tem levado à redução dos espaços verdes urbanos.

Neste contexto, a Associação do Parque Santa Marta (AMPSM) identificou a necessidade de intervenção e estabeleceu uma parceria com o IFSP Campus São Carlos. O objetivo desta cooperação é fornecer informações sobre o Bosque Cambuí à comunidade local e visitantes, promovendo a conscientização para a conservação desse espaço. Para isso, são organizadas visitas ao local por bolsistas e voluntários, assim como pesquisas em materiais fornecidos pela AMPSM, que servem de base para a elaboração de um guia de visitação. Este guia abrange dados sobre o bairro e, em particular, sobre o bosque, apresentando de forma didática informações sobre trilhas, árvores e pontos de interesse para os visitantes. O material é projetado para ser de fácil compreensão e incentivar a interação com a natureza, seja em visitas guiadas ou individuais, estimulando a autonomia do visitante.

O guia também inclui curiosidades e conhecimentos essenciais sobre a conservação ambiental, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente nos quesitos de educação de qualidade (ODS 4), cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11) e vida terrestre (ODS 15). O projeto visa fomentar o aprendizado, a conscientização e o engajamento comunitário em relação à preservação ambiental, possibilitando que os visitantes explorem o Bosque Cambuí de forma informada e enriquecedora.

Por fim, expressamos nossa gratidão à Pró-Reitoria de Extensão do IFSP Campus São Carlos, ao corpo docente e discente do IFSP Campus São Carlos e aos alunos voluntários pelo seu envolvimento ativo, bem como à Associação de Moradores do Parque Santa Marta, cujo apoio foi fundamental para a realização deste projeto.