Tamanho da fonte:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA: construção de terrários com diferentes públicos
Última alteração: 2024-03-22
Resumo
Este trabalho apresenta o relato de experiência de ações desenvolvidas por três discentes do 2º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB) e um discente do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSP - SRQ, dentro do Projeto de Extensão “Educação Ambiental na Prática: além dos muros do IFSP Câmpus São Roque”. As ações consistiram na construção, acompanhamento e apresentação de terrários por dois grupos diferentes: um deles formado por 80 pessoas com deficiência intelectual moderada do Centro de Convivência da APAE São Roque e o outro por 41 estudantes do primeiro ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio (AMB1) do IFSP - SRQ. O trabalho para ambos os públicos teve como objetivo promover a aprendizagem de conceitos científicos ligados a área ambiental, utilizando terrários que simulam ambientes naturais e evidenciam os fatores bióticos e abióticos necessários para a sobrevivência de cada espécie presente. A metodologia utilizada com os dois grupos foi diferente, de acordo com as especificidades de cada um. Com o grupo da APAE foram fornecidos todos os materiais para a construção dos terrários: vidro, argila expandida, carvão ativado, terra adubada e mudas e, os participantes da oficina contribuíram de forma voluntária à medida que cada ação era realizada, colocando os materiais dentro do vidro, plantando, molhando as plantas, etc. Os terrários deste grupo foi acompanhado diariamente, fazendo manutenção quando necessário e expostos para o público na 1ª Feira de Ciências da APAE, realizada em agosto de 2023, que contou com a presença dos assistidos, familiares e comunidade. Com a turma de AMB1, os estudantes foram divididos em grupos e cada um ficou responsável em providenciar os materiais para a construção dos terrários de acordo com o modelo escolhido, seguindo as orientações fornecidas pelos integrantes do Projeto de Extensão, dando preferência por objetos já existentes em casa ou de baixo custo. Os terrários deste grupo foram construídos no Laboratório de Ciências do IFSP – SRQ, acompanhados semanalmente junto com a manutenção, durante três semanas e apresentados para o público na IV Mostra de Ciência e Tecnologia de São Roque, realizada em setembro de 2023, que contou com a presença de alunos e professores das escolas da educação básica da região, familiares e comunidade. A experiência com os dois grupos possibilitou a participação ativa dos envolvidos, permitindo que mostrassem os seus conhecimentos prévios, descrevessem o que observavam, levantassem questões, tirassem dúvidas e compreendessem conceitos relacionados a importância da água, do solo, da energia solar, da fotossíntese, da proliferação de fungos etc., mostrando que não importa aonde cada um chegará, mas os processos vividos e a descoberta de potencialidades nesse caminhar, atingindo o objetivo proposto pelo trabalho. Além disso, a realização deste trabalho trouxe benefícios para a formação profissional dos integrantes do Projeto de Extensão, uma vez que lhes possibilitou compreender como ocorrem as etapas de planejamento, execução e avaliação de ações de educação ambiental.