Tamanho da fonte:
Explorando o potencial do GeoGebra para o ensino de matemática
Última alteração: 2024-03-22
Resumo
O Projeto “Possibilidade de integrações de Recursos Computacionais para o Ensino da Matemática” tem como objetivo geral capacitar professores, tanto em formação inicial quanto na continuada, para a integração de recursos tecnológicos para o desenvolvimento de atividades de ensino de Matemática por meio de um ciclo de cinco oficinas. O projeto também visa contribuir com a melhora da qualidade da educação. Além de buscar atender aos objetivos do ODS 4 da UNESCO, que visa garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem. As atividades desenvolvidas no projeto incluem um ciclo de cinco oficinas para professores na integração de recursos tecnológicos para o ensino de Matemática. As oficinas abordam os seguintes temas: Calculadora, Planilhas Eletrônicas, Calculadora Gráfica, Geometria Dinâmica e Sistema de Computação Algébrica. A Oficina 3 foi desenvolvida pensando em demonstrar a utilização do software GeoGebra para o estudo de funções. Como suporte dele, exploramos ferramentas que tornam a visualização dos gráficos mais dinâmica. Por meio de controles deslizantes foi possível observar a variação do gráfico de cada função, e ainda, vemos a translação de seu gráfico. Os participantes sentiram bastante dificuldade, pois é uma plataforma GeoGebra Classroom e pouca explorada por educadores. No início foi preciso uma breve introdução de ferramentas básicas do GeoGebra e como utilizá-la, depois foram se acostumando e já conseguindo executar através de instruções. Durantes essa oficina, foi possível verificar um aprimoramento dos participantes em utilizar o GeoGebra para o estudo de funções e tivemos feedback positivo. Foram explorados dos conceitos de funções polinomiais e lineares, alguns conceitos como os extremos, suas raízes, derivadas, etc. A oficina 4 continua explorando com o GeoGebra, por meio de ferramentas que possibilitem o estudo da Geometria. Foram feitas construções para verificar a equivalência de área, perímetro, e também a diferença entre triângulos de forma dinâmica. Os participantes tiveram dificuldades em realizar as construções, pois foi preciso relembrar algumas propriedades de construções. Os alunos bolsistas foram responsáveis por acompanhar pelo menos uma turma na semana, alimentar o material da plataforma com atividades que foram desenvolvidas pelos participantes. A metodologia utilizada no projeto inclui momentos teóricos, atividades práticas e reflexões sobre a incorporação dos recursos tecnológicos na prática pedagógica. Além disso, foi utilizado um instrumento de avaliação para verificar como os estudantes desenvolvem elementos do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo e como eles mobilizam outros recursos, além dos computacionais, para o desenvolvimento da atividade. O projeto prevê a produção de materiais didáticos para serem disponibilizados em uma plataforma virtual. O projeto propõe a organização e submissão de uma proposta de um curso de extensão com os recursos computacionais apresentados, ampliando-o para gerar certificados com uma carga horária maior que possa auxiliar na progressão de carreira de professores que atuam nas redes municipais e estaduais do estado de São Paulo, e do Brasil.