Conferências do IFSP, VII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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Laboratórios de Matemática em ação na Educação Básica
Andresa Aparecida Batista, Leticia Caroline Ribeiro, Maycon Cristian Godoi, Cristiane Klopsch

Última alteração: 2024-03-22

Resumo


Projetos de extensão que se desenvolvem no âmbito escolar possuem diferentes desafios e particularidades no que diz respeito à forte associação com o ensino e necessidade de manter as características extensionistas. Durante os dois anos em que o projeto Lem em Ação foi executado, o principal objetivo era compreender as necessidades da escola parceira, em relação à aprendizagem da matemática, de forma a compartilhar os materiais didáticos desenvolvidos por alunos e professores do curso de Licenciatura em Matemática. Por meio do Laboratório de Ensino e Matemática (LEM) e Laboratório Virtual de Ensino de Matemática (LVM) foram realizadas ações envolvendo o curso de formação inicial de professores e a escola municipal parceira. Dentre as atividades desenvolvidas, o projeto partiu de planejamentos colaborativos, entre todos os membros da equipe do projeto e o docente da escola parceira. Após, as atividades eram aplicadas pelas bolsistas, com o uso dos materiais já existentes nos laboratórios ou atividades inspiradas nos mesmos, a partir de metodologias investigativas e problematizações, considerando sempre o contexto escolar e os conteúdos que estavam sendo desenvolvidos em sala de aula pelo professor. Além dessas ações, foram realizadas duas oficinas, pelos docentes da equipe, para os professores de matemática que ministravam aulas na escola parceira. Os resultados apontaram que os alunos participantes se mostraram motivados a conhecerem novos materiais didáticos, porém tiveram um pouco de dificuldade em associar as atividades realizadas com os materiais manipuláveis e digitais aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula pelo professor de matemática. Em relação às oficinas ministradas, os depoimentos durante e após as atividades indicaram que os professores participantes se mostraram interessados em utilizar os materiais propostos e solícitos com as ações formativas. Considerando a temporalidade do projeto, comparando os anos de desenvolvimento, houve uma melhoria na frequência dos alunos participantes e na qualidade das atividades realizadas a partir da colaboração do docente da escola parceira de forma contínua neste último ano. A continuidade do projeto foi um fator que contribuiu para a formação de vínculos entre a equipe e o público atendido, possibilitando adaptações nos objetivos iniciais que implicaram em melhores resultados, assim como no desenvolvimento de novos materiais para os laboratórios. Considerando os objetivos iniciais, foi também possível verificar que a realização das ações de extensão em escolas exige uma flexibilidade devido às dinâmicas do contexto, expectativas da comunidade escolar que, por vezes, diferem dos interesses projeto. Por fim, o projeto viabilizou o desenvolvimento de diferentes ações voltadas para a aprendizagem matemática dos estudantes participantes e promoveu uma formação continuada dos professores envolvidos, assim como das bolsistas da Licenciatura em Matemática, a partir do uso dos materiais didáticos produzidos para o LEM e LVM.