Conferências do IFSP, IV Congresso de Extensão e IV Mostra de Arte e Cultura

Tamanho da fonte: 
INTERVENÇÕES LITERÁRIAS: A HORA E A VEZ DO LEITOR
Vanessa Regina Ferreira da Silva

Última alteração: 2017-11-22

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão “Intervenções literárias: a hora e a vez do leitor”, e, concomitantemente, oferecer algumas reflexões inerentes à área de formação de leitores para crianças e adolescentes. Com a finalidade de ampliar o contato do público infantojuvenil com a esfera literária, o projeto de extensão referenciado foi estruturado em três ações: 1) contação de histórias para crianças; 2) Clube de leitura para adolescentes e 3) divulgação de notícias atinentes ao âmbito da Leitura e da Literatura para comunidade escolar em geral. As duas primeiras atividades foram desenvolvidas em uma cooperativa educacional, a Escola Interação, e a última no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), ambas localizadas na cidade de Campos do Jordão. O projeto foi financiado pela Pró-Reitoria de Extensão (PRX) e desenvolvido pela comunidade interna do IFSP: uma docente da área de Letras, uma bibliotecária e dois bolsistas, ambos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática.  A partir dessas “intervenções literárias”, abriu-se, entre as instituições educacionais envolvidas, uma perspectiva de atuação conjunta em prol da formação de leitores e, o mais significativo, ampliou-se o contato dos leitores em construção com universo literário.

Palavras-chave


literatura; formação de leitores; crianças e jovens; contação de histórias, clube de leitura.

Texto completo: PDF