Conferências do IFSP, IV Congresso de Extensão e IV Mostra de Arte e Cultura

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AÇÕES FORMATIVAS VINCULADAS AO CURSINHO POPULAR “HANNAH ARENDT”
Keren Da costa Vieira, Beatriz Aguilerra Becerra Gomes, Pedro Ricardo da Silva Neto, Renato Kendy Hidaka

Última alteração: 2017-11-22

Resumo


O Cursinho Popular “Hannah Arendt” faz parte do Programa Institucional de Cursinhos Populares do IFSP, cuja proposta é a de atender uma demanda das classes menos favorecidas em relação ao acesso ao Ensino Superior da cidade de Birigui e região.  Neste sentido, o projeto objetiva oferecer instrumentos na busca para uma melhor equidade social, que futuramente possa converter-se em equidade econômica. Em outras palavras, a proposta do cursinho “Hannah Arendt” visa ir além da transmissão de conhecimento necessários aos exames (ENEM) e vestibulares, na medida em que ele compromete-se com uma educação voltada para a conscientização do indivíduo enquanto cidadão, que possa fazer o exame e a crítica da realidade que vivencia. Para tanto, além das aulas, que contemplam os conteúdos previstos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o cursinho também oferece ciclos de debates, abertos para a comunidade externa. Dentre eles, o Contemporaneidade(s), espaço/tempo oportuno no qual especialistas do IFSP e de outras instituições, procuram aproximar os conteúdos previsto nas avaliações do ENEM com a realidade dos estudantes.. Para este trabalho, apresentaremos as intencionalidades e resultados, ainda que parciais, do ciclo de debates Contemporaneidade (s) e suas possibilidades formativas no contexto do Cursinho Popular “Hannah Arendt”.


Palavras-chave


Educação; Cidadania; Contemporaneidade

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