Última alteração: 2017-11-22
Resumo
A análise das relações que ocorrem cotidianamente no espaço escolar só pode ser realizada a partir de um olhar para além dos muros da instituição, abrangendo os processos históricos e culturais que configuram a sociedade. Com o intuito de contribuir com a construção de uma sociedade mais solidária, democrática e antirracista, propomos a realização de ciclos de diálogo envolvendo professores/as, por entendermos a escola como espaço privilegiado para a reflexão das imagens que se constroem em nossas vivencias históricas, culturais e sociais. Entre as temáticas que nos circundam, escolhemos dialogar sobre: relações étnico-raciais na escola; gênero e sexualidade na escola; escola regular e crianças com deficiência; avaliação educacional: padronização ou formação humana? Os ciclos de diálogos são ministrados para a comunidade interna e externa ao IFSP do campus de Bragança Paulista, preferencialmente profissionais da área da educação atuando ou em processo de formação. Até o momento, foram realizados um sarau e seis ciclos de diálogos, envolvendo aproximadamente 220 participantes.