Conferências do IFSP, IV Congresso de Extensão e IV Mostra de Arte e Cultura

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NÚMEROS E OPERAÇÕES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DO CONCEITO À PRÁTICA
Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz, Aline de Cassia Damasceno Lagoeiro

Última alteração: 2017-11-23

Resumo


O projeto de extensão teve como eixo central a realização de uma atividade formativa voltada ao ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente em relação ao conteúdo Números e Operações, ofertado aos docentes da Rede Municipal de Ensino de Itapetininga-SP, que atuam na referida etapa. Pressupôs-se que a formação docente é um processo contínuo, que se estende por toda a carreira, sendo crucial para o processo de desenvolvimento profissional. A literatura neste campo indica que uma das fontes de aprendizagem a ser considerada e valorizada refere-se à prática desenvolvida no contexto da sala de aula, uma vez que o ensino exige reflexão, criatividade, experimentação para além dos conteúdos. No caso da matemática, trata-se de um campo específico do conhecimento que muitas vezes representa um desafio ao professor dos anos iniciais, dado que os cursos de formação inicial, desta etapa, não o contemplam com a profundidade necessária para atender às demandas formativas do professor. Diante disso, objetivou-se a criação de uma rede colaborativa envolvendo professores das redes municipal e federal através da proposição de atividades formativas voltadas aos docentes da rede municipal de Itapetininga. Ressalta-se que esta proposta resultou da parceria já estabelecida entre as redes e de discussões já realizadas entre os docentes que as compõem.

Palavras-chave


ensino de matemática, formação docente, prática docente

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