Conferências do IFSP, IV Congresso de Extensão e IV Mostra de Arte e Cultura

Tamanho da fonte: 
CINEMA E EDUCAÇÃO: Potencialidades e debilidades do Projeto Claquete
Lisliane Faustino Pereira, Hellena Fernandes Buenting, Thainá Souza, Flavia Hatsumi Izumida Andrade

Última alteração: 2017-11-23

Resumo


O projeto Claquete é, essencialmente, interdisciplinar, visto que promove a reflexão e o debate sobre questões sociais, culturais, educacionais, ambientais, políticas, identitárias, artísticas, entre outras, por meio da exibição de produções audiovisuais (especificamente o cinema) e sua discussão, além de ser uma excelente prática educativa. Essa ação tem ajudado a fortalecer os vínculos da instituição com a comunidade, já que oferece um espaço aberto ao público e lhe oferece um repertório cultural, proveniente dos longa-metragens, não oferecido pelos meios culturais pagos. Ainda está em formação um grupo participante do projeto, mas já é capaz de estimular os envolvidos a pensar sobre outras finalidades do cinema, não somente como entretenimento. A experiência audiovisual oferecida pelo cinema consegue mobilizar afetos e se afirma como instância de celebração de valores e reconhecimentos ideológicos nas pessoas, possibilitando, assim, um enriquecimento cultural. Como ainda estamos na terceira mostra, ainda enfrentamos alguns problemas operacionais, mas a experiência da discussão e possibilidade de mostra cinematográfica fora do eixo hollywoodiano é importante para a construção de um conhecimento cultural mais abrangente. Concluímos, a partir da experiência, que o projeto tem grande potencialidade de mobilização social e cultural.

Palavras-chave


Cinema, educação, recurso pedagógico

Texto completo: PDF