Conferências do IFSP, IV Congresso de Extensão e IV Mostra de Arte e Cultura

Tamanho da fonte: 
IMPACTOS DO TREINAMENTO OLIMPÍCO MATEMÁTICO A ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Douglas Nobre

Última alteração: 2017-11-23

Resumo


O envolvimento de alunos da educação básica em olimpíadas científicas, em particular, em Olimpíadas de Matemática, contribui para o desenvolvimento e aprendizagem de conteúdos específicos, mas, principalmente, no deslumbramento de novas oportunidades e, com isso, na ampliação de horizontes. Este trabalho relata a experiência do treinamento olímpico em Matemática desenvolvido como um Projeto de Extensão no IFSP Campus Bragança Paulista, oferecido tanto aos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus quanto aos alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino da região em que o Campus está localizado. A partir da análise dos resultados obtidos em dois anos deste projeto, concluímos que na medida em que há o oferecimento de aulas de caráter específico, a divulgação das competições científicas e suas oportunidades e a busca os subsídios necessários para a participação dos alunos nestes eventos, provoca-se a melhora do desempenho dos estudantes, maior participação em competições científicas não se restringindo à área em que o projeto está inserido.

Palavras-chave


Olimpíadas Científicas; Matemática; Treinamento Olímpico.

Texto completo: PDF