Conferências do IFSP, IV Congresso de Extensão e IV Mostra de Arte e Cultura

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ATIVIDADES AQUÁTICAS: EDUCAÇÃO, SAÚDE E LAZER
Maria Fernanda Ferrer Paulino, Fabiana Andreani, Eduardo Tsutomu Murayama

Última alteração: 2017-11-23

Resumo


O projeto de extensão “Atividades Aquáticas” assume uma perspectiva educacional ao ofertar gratuitamente o ensino da natação à comunidade local, em especial aos alunos regularmente matriculados em escolas públicas da região (de 05 a 14 anos), já que nem todos possuem acesso a essa prática. O objetivo é oportunizar essa prática à população, já que o campus de Tupã possui um complexo aquático com duas piscinas aquecidas, proporcionando aos indivíduos a aprendizagem da natação e, consequentemente, o desfrute de todos os benefícios que ela propõe. A metodologia de ensino pauta-se no aspecto lúdico, com aulas totalmente práticas por meio de jogos recreativos e exercícios. Os resultados apontaram um favorecimento da aprendizagem por meio das atividades lúdicas e um avanço significativo dos alunos em relação a adaptação ao meio líquido e aos exercíciosde respiração. Concluímos que o ensino da natação nessa perspectiva auxilia a aprendizagem, que os resultados são significativos para o pouco tempo de realização do projeto, sendo que a perspectiva é deque os alunos tenham avanços ainda mais significativos e consigam executar o nado crawl até o fim do projeto, momento no qual será realizado um festival de natação.

Palavras-chave


natação; atividades lúdicas; formação humana; qualidade de vida.

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