Conferências do IFSP, IV Congresso de Extensão e IV Mostra de Arte e Cultura

Tamanho da fonte: 
Experimentos de baixo custo como instrumento didático para o ensino de Física em nível médio
Lucas Biasi Gastaldon, LEONAN AUGUSTO MASSETE PERA, EDUARDO ROGÉRIO GONÇALVES

Última alteração: 2017-11-22

Resumo


O presente trabalho de extensão consiste na utilização de aulas práticas com experimentos de Física de baixo custo. Vários trabalhos presentes na literatura indicam a abordagem experimental como uma concepção alternativa para o aprendizado e o reforço de conceitos envolvidos na disciplina de física, e a ideia de realizar as práticas experimentais com a utilização de materiais de baixo custo se torna uma saída para a falta de recursos presente na maioria das escolas. Um outro aspecto a se destacar, é a inserção dos discentes do curso de Licenciatura em Física nas escolas de nível médio, de maneira a obterem um primeiro contato com o preparo e aplicação de aulas. Como forma de pesquisa, são aplicados questionários para a comunidade envolvida no projeto, para analisar as questões relacionadas ao aprendizado dos alunos bem como a atuação dos integrantes do projeto.


Palavras-chave


física experimental; ensino de física; experimentos de baixo custo

Texto completo: PDF