Conferências do IFSP, IV Congresso de Extensão e IV Mostra de Arte e Cultura

Tamanho da fonte: 
EXPERIMENTOTECA DE QUÍMICA DO IFSP-SJC: OPORTUNIDADE DE APROXIMAÇÃO DA CIÊNCIA À COMUNIDADE
Ana Beatriz Cordeiro Costa, Kiseane Santos Gomes, Carolina Ramos Hurtado Guimrães

Última alteração: 2017-11-22

Resumo


O presente trabalho está inserido no projeto “Experimentoteca do LIENQ-IFSP: aproximando a ciência e a comunidade”, que procura despertar o interesse de alunos dos ensinos fundamental e médio pela ciência, por meio de materiais didáticos desenvolvidos pelos docentes e discentes do curso de Licenciatura em Química do IFSP-SJC, como KITS experimentais e jogos educativos, que serão disponibilizados às escolas públicas e particulares do município de São José dos Campos. Com a finalidade de contribuição para o projeto, pensou-se na aplicação de questionários para a investigação dos conceitos de maior dificuldade dos alunos, seus interesses pelas disciplinas e pela utilização desses materiais propostos em sala de aula, bem como a utilização de um experimento sobre um dos temas apontados, a estequiometria, pois constatou-se também, que se faz necessário haver um estímulo, por meio de métodos didáticos pouco utilizados no ensino básico, para uma melhor aprendizagem dos fenômenos físicos e químicos e a demonstração de que há diversas aplicações no cotidiano. Foi possível observar que a relação entre a prática e a teoria é de extrema importância na compreensão do mundo científico e se faz essencial na construção do conhecimento e descobrimento de novos horizontes.

Palavras-chave


Experimentoteca; questionário; materiais didáticos; experimento; estequiometria.

Texto completo: PDF