Conferências do IFSP, IV Congresso de Extensão e IV Mostra de Arte e Cultura

Tamanho da fonte: 
FOTONOVELA, uma releitura de obras literárias
beatriz Ortega Viana

Última alteração: 2017-11-22

Resumo


Na busca por estimular a leitura, uma prática que vem conseguindo resultados positivos é a utilização de histórias em quadrinhos. As adaptações para fotonovelas, formada pelos mesmos elementos gráficos que os quadrinhos tradicionais, permite ao leitor um melhor entendimento do conteúdo e uma leitura mais agradável. O projeto tem como objetivo geral incentivar o gosto pela leitura e pela literatura por meio de fotonovelas. Além disso, visa aproximar os alunos das obras literárias clássicas brasileiras de uma forma mais dinâmica e lúdica, desenvolver a releitura de obras literárias e integrar mídias das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ao ambiente de leitura. Os procedimentos metodológicos consistem na elaboração de oficinas literárias e de produção de fotonovelas para os alunos do 3º ano do Ensino Médio de escola pública estadual para o desenvolvimento de fotonovelas de obras literárias clássicas presentes nas listas de leitura obrigatória dos principais vestibulares das universidades brasileiras. Com este projeto, espera-se desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e pela literatura, promover divulgação de novo material pedagógico (fotonovela) para incentivo à leitura, integração dos alunos das redes de ensino estadual e federal e divulgação da Biblioteca e do Instituto Federal de São Paulo.

Palavras-chave


Leitura; Fotonovelas; Literárias; Reflexões; Desenvolvimento; Incentivo.

Texto completo: PDF