Conferências do IFSP, IV Congresso de Extensão e IV Mostra de Arte e Cultura

Tamanho da fonte: 
LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA ITINERANTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO DO CÂMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Silvana Aparecida dos Santos, Davi Coltrin Nascimento, Priscila Coelho Lima, Danilo Cesar Leite

Última alteração: 2017-11-23

Resumo


Este trabalho relata as atividades realizadas no âmbito do Projeto de Extensão ‘Laboratório de Ensino da Matemática Itinerante’, ação de extensão realizada por alunos de Licenciatura em Matemática do Câmpus São José dos Campos, que leva oficinas de Matemática para alunos da Educação Básica em escolas da cidade. Este projeto tem o objetivo de mostrar a alunos de Ensino Fundamental e Médio a Matemática de um modo mais dinâmico, lúdico e descontraído, propiciando uma aproximação com a disciplina. Acreditamos que a participação nas atividades contribuirá no sentido de despertar nos alunos interesse e afinidade pela disciplina, tão essenciais para um bom aprendizado matemático. E recepção do projeto nas escolas participantes e as avaliações feitas pelos alunos após as oficinas, confirmam a importância da realização dessas atividades na busca de um aprendizado matemático mais participativo e significativo. A execução da ação de extensão propicia ainda que discentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP/SJC tenham contato com a experiência de ensino de matemática a alunos da escola básica, além de divulgar o IFSP e estreitar relações entre o Câmpus e a Comunidade Externa.

Palavras-chave


Ensino de Matemática; Formação de Professores; Aprendizagem Matemática; Ensino Lúdico.

Texto completo: PDF