Última alteração: 2017-11-22
Resumo
Este trabalho analisa atividades de divulgação científica envolvendo palestras abertas a públicos com diferentes idades e interesses, sobre o tema da formação, da vida e dos estágios finais de existência das estrelas. Um destaque especial nas palestras realizadas foi a respeito da classificação de estrelas conforme tamanho e luminosidade, com o uso do conhecido diagrama H-R para uma melhor visualização desta classificação. O diagrama H-R permite estudar o modo pelo qual a luminosidade de uma estrela está relacionada ao seu tamanho. As palestras também abordaram as diferentes fases de vida de uma estrela, até seus últimos estágios de existência, apresentando os finais prováveis de acordo com sua classificação. O estudo da vida das estrelas é de grande importância para a física moderna, pois em um dos seus finais, pode se formar uma singularidade, na qual a velocidade de escape é maior do que a velocidade da luz: são os conhecidos buracos negros. Temas como estes podem despertar o gosto pela ciência e pela pesquisa acadêmica em jovens que estão em fase de escolha do curso superior em que pretendem estudar. Assim sendo, este trabalho pretende avaliar os impactos causados pelas palestras ministradas a respeito da vida das estrelas.