Conferências do IFSP, IV Congresso de Extensão e IV Mostra de Arte e Cultura

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ATIVIDADES DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA VIABILIZADAS PELO USO DO ARDUINO EM UM EXPERIMENTO DE FÍSICA
Kaua Estevam Cardoso de Freitas

Última alteração: 2017-11-22

Resumo


A proposta deste ensaio é analisar atividades experimentais na área de ensino de física, objetivando estudar as velocidades e os tempos de queda em uma rampa curva, de pequenos corpos, por meio do Arduino para a obtenção de dados sobre os movimentos estudados. Há diversas evidências na área de educação científica de que um dos motivos para o baixo interesse dos alunos para o estudo de conceitos e leis da física está altamente correlacionado à reduzida existência de atividades experimentais associadas aos fenômenos estudados, durante a vida escolar. Deste modo, é fundamental propor e implementar experimentos com materiais de baixo custo e/ou recicláveis que demonstrem e esclareçam os principais tópicos abordados. A área de mecânica no ensino de física geralmente tem um destaque grande na formação dos estudantes do ensino médio, a determinação de velocidades, o estudo de movimentos de queda de corpos e de rolagem de esferas em rampas são temas recorrente nas aulas de física, sendo assim, este trabalho propõe um experimento que pode ser facilmente reproduzido e que envolve poucos recursos, com resultados científicos e didáticos efetivos. A experiência estuda o tempo de queda de uma esfera maciça de metal após ela rolar por uma rampa.

Palavras-chave


ensino de física; experimento de baixo custo; arduíno; energia; velocidade.

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