Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CONTEMPORÂNEAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FERRAMENTAS DE CONSCIÊNCIA CRÍTICA, DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Andreza de Souza Fernandes, Riama Coelho Gouveia

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


Novos formatos de comunicação e informação são introduzidos em nossas vidas como se fossem práticas comuns do cotidiano. Isso ocorre numa sociedade marcada por dois grandes projetos societários: um influenciado pelas ideias neoliberais; outro que busca a transformação das estruturas opressivas da sociedade classista. Reconhecer a qual projeto de sociedade as novas tecnologias vêm fortalecendo, possibilita-nos, segundo Freire (1986) apoiar o homem em sua conscientização e a inseri-lo criticamente em seu processo histórico.  O objetivo deste trabalho é de apresentar ferramentas para que o aluno da EJA desenvolva maior autonomia, emancipação e cidadania em sua trajetória acadêmica e social e possa lidar com a tecnologia de forma crítica e consciente, facultando o acesso ao conhecimento, à cultura e às demandas necessárias para trabalhar e produzir sua existência. Como instrumentos de coleta de dados estão sendo aplicados questionários semiestruturados, observação participante e tipo de análise netnográfico - um grupo criado pela pesquisadora no WhatsApp com alunos matriculados no primeiro ano da EJA, de um Instituto Federal, zona nordeste do Estado de São Paulo, na região de Ribeirão Preto. Como tratamento de análise dos dados, utilizar-se-á a análise do conteúdo. Os resultados pretendidos, com o término do trabalho, são de que o produto educacional possa principiar possibilidades para que os alunos da EJA se tornem usuários versados nas tecnologias digitais, que interajam com as tecnologias da comunicação e informação de forma eficiente para que possam realizar e efetivar seus projetos individuais e coletivos, constituindo-se cidadãos críticos e participantes do seu tempo. Até o presente momento constatou-se que, apesar do uso frequente da internet existem dificuldades no processo de acesso às informações e que  a internet não representa, em primeira instância, uma fonte de informação para estudos.


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