Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Os desafios da evasão na formação técnica de nível médio: uma análise do IFSP câmpus Sertãozinho
Fabiana Andréa Fracacio Frighetto, Paulo Donato Frighetto, Vera Alves Cepêda

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa realizada com estudantes que ainda estão matriculados e cursando as modalidades/cursos selecionadas no câmpus do IFSP da cidade de Sertãozinho a fim de elencar os motivos de ingresso nos cursos e as concepções dos alunos quanto aos motivos de evasão, contribuindo assim para a compreensão das causas mais comuns e recorrentes do fenômeno no câmpus, e possibilitar a construção de estratégias para sua superação. Os cursos / modalidades selecionadas para este trabalho foram os cursos de nível médio com maior e menor evasão, sendo: Técnico em Química (modalidade: integrado) com menor índice e Técnico em Mecânica (modalidade: EJA- Educação de Jovens e Adultos) com maior índice de evasão, visando também relacionar as características do público discente nestas modalidades e sua relação com os índices de evasão.

Texto completo: PDF