Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Uso de ferramentas digitais e redes sociais no ensino de Sociologia
Rafael Alves da Silva

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


Apresenta-se uma experimentação realizada no âmbito do componente curricular Sociologia, combinando aprendizagem presencial e à distância, no ambiente virtual das redes sociais. Como forma de contribuir para a memorização de nomes de autores, conceitos e vocabulário específico, foram produzidos e compartilhados “memes”. A partir daí foi proposto aos alunos que produzissem material original, apresentando o conteúdo estudado e valendo-se dos conceitos para problematizar temas contemporâneos e notícias recentes. Houve uma grande variedade de formatos como “memes”, associando imagens com carga de significado e frases, histórias em quadrinhos, edição de vídeo, alterando os diálogos dos personagens para apresentar conteúdo visto em sala, etc. O uso do facebook, apesar de suas controvérsias, permitiu a divulgação do conteúdo, deu visibilidade ao material, alcançando a comunidade externa ao campus Itaquaquecetuba do IFSP e contornou a falta de recurso técnico específico, já que o laboratório de informática ainda não possui internet e muitos alunos carecem de computador, utilizando a rede por aplicativo de celular. O aparelho celular também contribuiu para que os alunos produzissem as próprias imagens. A pesquisa foi estimulada, na medida em que os alunos buscavam dados para complementar ou explicar os próprios “memes” e de colegas, sendo que a busca em internet, com facilidade para compartilhar diretamente na página criada, enriqueceu a atividade, haja vista que o campus tem sua biblioteca ainda em formação, não dispondo de muito recurso além do livro didático. A experiência demonstrou despertar o interesse dos alunos, estabeleceu uma relação afetiva com o conteúdo e propiciou uma extensão do tempo de aula com o uso das tecnologias da informação, bem como interdisciplinaridade, na medida em que os alunos desenvolveram atividades em Artes e articularam nas publicações conteúdos de outras disciplinas, com a possibilidade dos respectivos docentes visitarem e comentarem diretamente na página.

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