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Práticas pedagógicas para o ensino das relações étnico-raciais na formação docente
Última alteração: 2019-04-05
Resumo
Esse estudo traz o resultado de práticas pedagógicas aplicadas em um curso de extensão para a formação de professores para o ensino das relações étnico-raciais - etnia negra, para o cumprimento da Lei 10.639/2003 e suas diretrizes. O curso realizado pelo Instituto Federal de São Paulo – câmpus Sertãozinho, com duração de quarenta horas, realizado desde setembro de 2017, já formou três turmas de professores atuantes na rede pública de Sertãozinho e região. Para a elaboração desse estudo tomou-se como base, a observação da formadora e os relatos dos alunos apresentados ao longo e ao final do curso. Utilizou-se nesse curso uma metodologia expositiva e dialogada para apresentar informações e fatos históricos referentes à população africana e afrobrasileira. Dentre as atividades práticas, realizou-se oficinas de bonecas negras Abayomi, e amarração de turbantes. Esse curso tem como objetivo desenvolver nos professores a desconstrução de conceitos racistas relacionados aos negros. Como resultado, além da desconstrução de velhos conceitos, houve a construção de novas concepções sobre a história e cultura africana. Assim, por meio da dinâmica do curso, os alunos demonstraram mais tranquilidade em lidar com essa temática, e dentre esses, alguns decidiram, mesmo durante o curso, inserir em suas aulas, os conhecimentos adquiridos até então. Diante desse resultado, entende-se que, o curso, não só promoveu o desenvolvimento profissional, social e humano dos alunos-professores, como também se tornou fonte de pesquisa, para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que viabilizam o ensino das relações étnico-raciais – etnia negra, a quais poderão ser aplicadas em cursos de licenciaturas, como na formação de docentes para a educação profissional e tecnológica.
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