Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Metodologias Ativas para Educação Profissional e Tecnológica através do jogo Ecoar como recurso didático.
Juliane Paprosqui Marchi da Silva, Janaina de Arruda Carilo Schmitt, Márcia Izolina Romano Migliori, Marcel Jacques

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar o jogo de tabuleiro denominado Ecoar, criado com princípios de metodologias ativas, no qual o estudante é o centro do processo ensino-aprendizagem. Tem o intuito de trabalhar conteúdos relacionados com a educação ambiental nos mais diversos níveis de ensino em especial na educação profissional e tecnológica, por ser uma temática transversal presente nos currículos. A motivação para a criação do jogo partiu da observação dos autores em trabalhar tecnologias sem a necessidade de que estas sejam digitais. No desenvolvimento do jogo foi levado em consideração de que a cooperação, colaboração e a racionalização, desenvolvem habilidades que contribuem para a aprendizagem. Como resultado da pesquisa tem-se o jogo elaborado podendo ser trabalhado em outros conteúdos importantes e transversais para a educação profissional e tecnológica.

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