Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Prática como Componente Curricular na Formação Inicial de Professores: histórias de vida, memórias e recursos digitais.
DIANE MOTA MELLO FREIRE, LUCIANO NUNES SANCHEZ CORES, Flavia Preto de Godoy Oliveira, RENATA PLAZA TEIXEIRA

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


Resumo: Refletindo sobre a formação inicial de professores e as “práticas como componente curricular” como meio de oportunizar ao longo do curso de licenciatura a reflexão sobre questões e problemas de cunho teórico ou teórico-prático no âmbito das disciplinas é que julgamos ser fundamental um conjunto de ações multidisciplinares. Em consonância com os debates acadêmicos sobre o tema e em atendimento ao disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos em formação docente em nível superior, o curso de Pedagogia do IFSP (Câmpus Jacareí), em seu projeto pedagógico de curso, definiu em quatro eixos para o percurso formativo dos estudantes, sendo eles: 1. Conhecendo a profissão; 2. Compreendendo a Educação; 3. Aprendendo a profissão; 4. Produzindo conhecimento em Educação, no que tange às Práticas como Componente Curricular. O objetivo desse texto é relatar a experiência do curso de Pedagogia no Campus Jacareí no desenvolvimento da Prática como Componente Curricular em seu eixo 1 - Conhecendo a profissão, desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2018 de forma interdisciplinar, transversal e com integração de tecnologias.

 

 


Texto completo: XML