Última alteração: 2019-04-09
Resumo
A docência na educação profissional técnica de nível médio é uma das dimensões importantes na qualificação da formação de trabalhadores técnicos, no Brasil. Apesar disso, é marcada por fragilidade nos processos formativos, adversas condições de trabalho, incluindo, a precariedade. O objetivo é descrever e analisar os saberes dos professores de uma escola privada de educação profissional em enfermagem, no município de Ribeirão Preto, considerando suas vivências na prática pedagógica, a partir de referencial de Tardif. Estudo descritivo-exploratório, qualitativo. A técnica de coleta de dados utilizada foi entrevista semiestruturada com 13 professores, realizadas de novembro de 2014 a fevereiro de 2015. As entrevistas foram analisadas, mostrando significativamente as relações com a diversidade nas possibilidades de formação, dada as fragilidades das políticas de formação docente, bem como suas relações com as condições concretas de trabalho na educação profissional, o que traz implicações para a conformação dos saberes da docência.