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Maquetes-táteis para deficiente visual, sob a óptica do docente, do discente e dos elaboradores
Última alteração: 2019-04-09
Resumo
Este trabalho aborda a atuação de licenciandos em Química na monitoria de Química Ambiental e Tecnologia Ambiental para um aluno com deficiência visual matriculado no Curso Técnico Concomitante/Subsequente em Química no IFSP-Câmpus Capivari. Os monitores realizaram adaptações de materiais, como por exemplo, a confecção de maquetes-táteis de baixo custo para o uso em sala de aula a fim de possibilitar a mediação das informações dos conteúdos ministrados. Além disso, demonstra-se as implicações do uso dos materiais adaptados tanto na perspectiva do docente das disciplinas quanto pelo aluno com deficiência. Notou-se que a utilização das maquetes-táteis agregam um valor inclusivo nas aulas, possibilitando a aquisição do conhecimento pelo discente de maneira íntegra, engendrando uma reflexão no que tange às práticas educacionais consolidadas e como estas são planejadas para pessoas com deficiência visual.
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