Última alteração: 2019-04-09
Resumo
A partir de uma perspectiva crítica, o presente artigo pretende verificar as concepções de direitos humanos e inclusão que fundamentam a EDH, a preocupação em torno de estabelecer uma educação voltada para os Direitos Humanos e para a inclusão, considerando a importância do processo educacional na promoção da dignidade humana e garantia dos direitos humanos. Apresentamos elementos teóricos e metodológicos para compreender as concepções de direitos humanos que fundamentam a Educação em Direitos Humanos (EDH). A EDH na perspectiva dos movimentos sociais, compreendida como um projeto de formação e vivência dos direitos humanos que pudesse construir consciência e mobilizar a luta em defesa dos direitos; após a política nacional, há um deslocamento no qual a EDH passa a ser definida como a difusão e consolidação de uma cultura de direitos humanos. A partir da abordagem dialética e histórica verificamos, criticamente, as diferentes formas de compreensão dos direitos humanos. Analisamos que a EDH quando desconsidera este debate reduz seu potencial de crítica emancipadora. Os direitos humanos mais sensíveis, mais recentes e que mais conta com barreiras culturais: o direito à diversidade sexual. O seu respeito na escola e em outros meios sociais constitui uma luta árdua, que envolve mudanças de valores e, em decorrência, atitudes e comportamentos arraigados.