Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Educação profissional e tecnológica, gênero e sexualidade: primeiras aproximações
Ivan Pedroso

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


Este trabalho visou refletir sobre quais as relações entre educação profissional e tecnológica, gênero e sexualidade. Identificou-se através de pesquisas a configuração do espeço escolar como local de reprodução e legitimação de relações de poder opressivas, justificando através de uma pesquisa exploratória com revisão bibliográfica, a análise da maneira como esta relação se dá, bem como vislumbrar perspectivas de formação integral emancipatória. A temática de gênero e sexualidade é analisada em relação a conceitos das bases conceituais da educação profissional e tecnológica como trabalho como princípio educativo e formação integral ou omnilateral. Evidencia-se o profundo entrelaçamento entre essas duas áreas, exigindo a produção de mais estudos sobre como superar as dificuldades para efetivar em contexto escolar a formação integral em questões de gênero e sexualidade.


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