Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Conhecer as Bases Conceituais da EPT: uma proposta de inclus?o da tem?tica na forma??o continuada de professores da educa??o profissional
Gislany Gomes Ferreira

Última alteração: 2019-04-05

Resumo


Este artigo apresentou uma proposta de inclus?o da tem?tica ?Bases Conceituais da Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT)?, para conhecimento dos professores da educa??o profissional, como hip?tese de forma??o continuada. Justifica-se a pesquisa tendo em vista que a autora est?, atualmente, cursando mestrado em EPT ? ProfEPT e, ao conhecer as bases conceituais, vislumbrou a import?ncia de docentes da educa??o profissional conhecer essas bases, pois, a maioria n?o as conhece, ali?s, os pr?prios docentes do mestrado n?o as conheciam. A problem?tica da pesquisa baseou-se em se investigar se as bases conceituais da EPT s?o importantes para a forma??o dos referidos professores. Por isso, o presente artigo, cuja metodologia consistiu em pesquisa bibliogr?fica em livros, sites especializados em artigos acad?micos, visou a analisar o contexto hist?rico da EPT e da forma??o inicial de seus professores, as bases conceituais da EPT e a import?ncia de se incluir, na forma??o continuada, o conhecimento dessas bases pelos docentes que atuam ou que atuar?o na educa??o profissional. Como resultado, entendeu-se que o conhecimento das referidas bases contribuir? para uma maior conscientiza??o do docente na sala de aula em rela??o ? forma??o do aluno, forma??o que se dar? de maneira integral, concebendo-se o trabalho como princ?pio educativo e n?o como prepara??o para os ditames do mercado de trabalho. A inclus?o da tem?tica poder? contribuir com o preenchimento da lacuna deixada pela forma??o inicial que geralmente prepara apenas para a educa??o b?sica, sem qualquer rela??o com a educa??o profissional.

Texto completo: PDF