Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A Influência do Conhecimento Prévio no Ensino do Conceito de Energia
Larissa Siqueira Vieira Nogueira, Alex Lino

Última alteração: 2019-04-09

Resumo


O presente projeto tem como objetivo verificar a influência do conhecimento prévio na aprendizagem de conceitos físicos que envolvem a ideia de energia. Escolhemos, como base teórica, relacionar duas teorias que constituem a formação da aprendizagem e da epistemologia do conhecimento científico: as noções de aprendizagem significativa e obstáculos epistemológicos. Através de um questionário qualitativo, buscamos compreender qual é a influência do conhecimento prévio e, desta forma, traçaremos um caminho de aproximação e de divergências entre as duas abordagens. Com isso, conseguiremos preparar sequências didáticas baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa e, assim, verificarmos se os Obstáculos Epistemológicos podem ser superados, tal como recomenda Bachelard. Poderemos constatar que, apesar de ambos os teóricos delegarem papéis opostos ao conhecimento prévio, suas teorias podem ser lidas como complementares na análise do processo de aprendizagem conceitual. Essa pesquisa pode deixar duas contribuições muito importantes para o Ensino de Física: a verificação dos conhecimentos prévios que existem como obstáculo à aprendizagem de conceitos relacionados à energia e; a fundamentação teórica que relaciona a teoria da aprendizagem significativa à noção de obstáculos epistemológicos.

Texto completo: PDF