Última alteração: 2019-04-04
Resumo
O presente trabalho visa relatar a experiência do Ensino da Lógica de Programação para alunos do ensino fundamental de escolas públicas, na cidade Presidente Epitácio- SP desde março até presente momento. O projeto revela-se de grande importância em duas vertentes: a primeira em relação a formação dos bolsistas acadêmicos de Bacharelado em Ciência da Computação, em virtude da prática da docência ser importante para a qualificação profissional daqueles que pretendem seguir essa área; a segunda para que os alunos do ensino fundamental desenvolvam o raciocínio lógico na resolução de problemas. Os bolsistas têm como desafio aplicar as teorias e desenvolver estratégias eficazes para o ensino da Lógica envolvendo e motivando os alunos do ensino fundamental a participarem do ensino da lógica. Resultados parciais, evidenciam que o projeto permite aos alunos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades, nas reflexões sobre a importância do desenvolvimento da lógica na vida cotidiana: quando os alunos deparam com recursos didáticos diferenciados, não só demonstram uma compreensão dos conteúdos envolvidos nos encontros, como também participam e colaboram no andamento das atividades; eles ficam empolgados quando conseguem interagir com os materiais, criando ligações entre os conteúdos.