Última alteração: 2019-04-05
Resumo
Este trabalho pretende elaborar uma análise da educação em Direitos Humanos, mais especificamente sobre homofobia e violência de gênero em um dos campus do IFSP, investigando se esse espaço escolar constitui-se como inclusivo, a ocorrência de violações desses direitos e as suas consequências. Também objetiva analisar o conhecimento dos docentes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio sobre Educação em Direitos Humanos, além de verificar se estes docentes trabalham tais temas em suas aulas. O trabalho está sendo desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica com análise de livros, artigos e legislação que tratam do tema e de experiências já desenvolvidas em outros sistemas de ensino. A partir da análise desse referencial teórico amplo, pretende-se desenvolver uma pesquisa empírica com a participação de alunos e docentes, visando a discussão sobre o assunto e a elaboração de um plano de trabalho com diretrizes para orientar a equipe de formação continuada dos docentes e da coordenação dos cursos integrados do campus em questão.