Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Redes Sociais e a Escola: Construindo a Inteligência Coletiva de maneira crítica
Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira

Última alteração: 2019-04-12

Resumo


Refletindo sobre as propostas de Lévy (2014), esse trabalho debruçar-se-á em dois projetos realizados no IFSP campus Cubatão, nos quais alunos de Ensino Médio e Licenciaturas puderam utilizar diversas Redes Sociais para construir saberes e repensar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para fins educacionais. Sem ignorar questões críticas sobre políticas de privacidade e naturalização de plataformas privadas em instituições públicas, discutiremos conceitos como letramento digital e inteligência coletiva, ponderando como o processo de aprendizagem também depende da experiência (BONDÍA, 2002) que demanda tempo e reflexão.

Texto completo: XML