Última alteração: 2019-04-05
Resumo
Esta pesquisa teve o objetivo de analisar os principais pontos e contrapontos da política da Prática Profissional Discente por meio do Programa de Aprendizagem no ensino médio integrado. A prática profissional em cursos e modalidades de ensino no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica é essencial na articulação da formação acadêmica e da formação técnica-profissional. O Programa de Aprendizagem se constitui em uma modalidade de prática profissional que, na atualidade, pelo menos, no IFRN vem se consolidando com uma velocidade singular, pois, em apenas um ano e meio, já totalizou cerca de 20% da prática profissional dos alunos desta instituição, e no campus zona norte já abrange quase 90% dos alunos do Curso de Comércio (Regular e Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional). Diante desses resultados significativos e por acreditar que o mérito do referido programa pode auxiliar na minimização da evasão escolar, aproximar ainda mais a relação teoria/prática, sobretudo, inserir os alunos no mundo do trabalho buscou-se investigar o citado programa e seus impactos na formação profissional dos alunos envolvidos partindo da seguinte questão: quais são os principais pontos e contrapontos da Prática Profissional Discente por meio do Programa de Aprendizagem em relação à formação integrada dos alunos? Metodologicamente, a presente pesquisa constituiu-se de natureza aplicada, de caráter exploratório e explicativo e o método utilizado foi um levantamento de campo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo perguntas abertas e a técnica de análise de dados utilizada foi a análise de Conteúdo. Investigar o Programa de Aprendizagem significou levantar dados importantes no que dizem respeito à relação entre formação técnica e formação acadêmica e, principalmente, refletiu-se sobre novas estratégias e caminhos com vistas a melhorar a prática profissional discente e o fortalecimento da política de permanência dos alunos.
Palavras-chave: programa de aprendizagem. formação integrada. prática profissional