Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Educação Física Escolar e formação cidadã: repensando a prática pedagógica no Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo
Daniel Teixeira Maldonado, Fernando Dias de Oliveira, Daniel Carreira Filho

Última alteração: 2017-10-04

Resumo


A Educação Física Escolar, enquanto campo de intervenção pedagógica busca, dentre outras coisas, introduzir e integrar o aluno na esfera da cultura corporal de movimento, expressa nos esportes, nas danças, nas lutas, nos jogos, nas brincadeiras e nas ginásticas, formando o cidadão que de forma autônoma irá produzi-la, reproduzi-la e também transformá-la. Para tal fim, tem-se realizado esforços para que este componente curricular ultrapasse os fins pragmáticos e utilitaristas sugeridos por algumas correntes pedagógicas que tiveram força do início até meados do século XX e possibilite uma formação cidadã aos dicentes, a partir da vivência prática e reflexão acerca das diferentes manifestações da cultura corporal de movimento. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi descrever relatos de experiência de dois professores que atuam no Instituto Federal de São Paulo e procuram tematizar com os estudantes as práticas corporais de forma crítica. Concluímos que os discentes que participam das aulas de Educação Física com essa vertente valorizam o componente curricular e conseguem se posicionar criticamente sobre os conteúdos dessa área de conhecimento.

Palavras-chave


Cultura Corporal de Movimento. Didática. Educação Física Escolar. Ensino Médio. Formação Cidadã