Conferências do IFSP, v. 3 (2017): III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Desafios no desenvolvimento das habilidades científicas nos trabalhos de conclusão de curso do ensino técnico
Janara de Camargo Matos, Ivana Patrycia Fernandes

Última alteração: 2017-10-04

Resumo


A construção de um trabalho de conclusão de curso no ensino técnico é uma das ferramentas utilizadas para que se atinja os objetivos preconizados por lei, como o aprendizado tanto dos conteúdos da educação básica, quanto da área profissional de futura atuação e o desenvolvimento de competências o mais próximo possível da prática profissional. Por meio de pesquisa qualitativa, com uso de observação direta, foram identificadas, pelos autores, várias dificuldades encontradas pelos alunos neste percurso de construção, como trabalhar em equipes, interpretar resultados, utilizar ferramentas científicas, e utilizar a norma culta da língua portuguesa. Apesar das dificuldades, o trabalho de conclusão de curso tem se mostrado um método de ensino-aprendizagem efetivo, pois desenvolve habilidades discentes que não poderiam progredir com a utilização de outros métodos. A continuidade de pesquisas a respeito deste tema é desejável para que se desenvolva estratégias de resoluções a estas dificuldades, o que trará benefícios a todos os integrantes do processo, à educação e à prática laboral.

Palavras-chave


ensino. habilidades científicas. trabalho de conclusão de curso.

Texto completo: Sem título