Conferências do IFSP, IV Congresso de Extensão e IV Mostra de Arte e Cultura

Tamanho da fonte: 
O rio que passa no meu bairro: educação ambiental em escolas públicas
Jairo José Matozinho Cubas, Emerson Barão Rodrigues Soldado, Vitória Barbara Alves Camargo, Mônica Maria Biancolin

Última alteração: 2017-11-23

Resumo


O presente trabalho de extensão, em andamento, tem como objetivo criar um movimento de educação ambiental direcionado a alunos do ensino fundamental, nas séries iniciais. Para tanto, estabeleceu-se parceria didática entre o IFSP-Suzano e uma escola pública do mesmo município. O objeto central de estudo é um rio que sofre degradação ambiental e que passa pelo bairro onde a escola está inserida. Tendo como ponto de partida acessar o imaginário e verificar a representação social que os alunos trazem sobre o rio, para futuras comparações com possíveis mudanças dessa percepção, o projeto organizou atividades que visam propiciar discussões, experiências práticas e estudos do meio. Entre as diversas atividades destaca-se estudo do meio, história oral e discussões em sala de aula. Todas as atividades desenvolvidas passam por discussões pedagógicas das equipes parceiras e suas execuções são realizadas em conjunto. Embora ainda não se tenha resultados conclusivos sobre as possíveis mudanças de percepção dos alunos quanto ao tema proposto, avalia-se que haver uma perfeita simbiose entre as instituições parceiras e um grande envolvimento dos alunos no processo. Dessa forma o projeto de extensão em parceria entre o IFSP e a escola pública se mostra totalmente satisfatória.


Palavras-chave


Educação ambiental; estudo do meio; ambiente; representação social;imaginário.

Texto completo: PDF