Conferências do IFSP, IV Congresso de Extensão e IV Mostra de Arte e Cultura

Tamanho da fonte: 
UMA PROPOSTA DE DINÂMICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Camila de Campos Souza, Rafael Silva Braganholli, Yanne Araújo Guimarães, Breno Lisi Romano

Última alteração: 2017-11-22

Resumo


As interações antrópicas com o meio natural geram diversos impactos, sendo o ambiente urbano constantemente afetado com situações como enchentes e alagamentos, como no município de São João da Boa Vista (SP).  A criação de Plataformas de Coleta de Dados (PCD) meteorológicos auxiliará com informações e alertas sobre esses eventos, porém é preciso complementar essa iniciativa através de ações de Educação Ambiental (EA). Esse artigo visa demonstrar a proposta de dinâmicas, em formato de curso, sobre EA, responsáveis por gerar uma nova visão de responsabilidade ambiental e colaborar com a sustentabilidade urbana. Para isso, serão realizadas atividades aplicadas para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas do município, abrangendo as temáticas água, solo, resíduos urbanos, educação ambiental e sustentabilidade. Espera-se com essa proposta que os conceitos apresentados sejam significativos para os alunos e gerem ações de melhoria do espaço urbano.


Palavras-chave


enchentes; educação ambiental; sustentabilidade.

Texto completo: PDF