Última alteração: 2021-09-30
Resumo
Vários experimentos em laboratórios de Física são de difícil controle e alguns deles também de difícil acesso. Dessa forma, softwares que permitem a programação e simulação de experimentos físicos, como o Python, apresentam algumas soluções para essas dificuldades. Além disso, os estudantes, no geral, apresentam dificuldades quando precisam interpretar e analisar questões que envolvem o uso do raciocínio proporcional. Nesse contexto, o projeto de pesquisa teve como objetivo elaborar e analisar uma proposta interdisciplinar para abordar problemas de Física em nível médio envolvendo a linguagem de programação Python e o raciocínio proporcional. Essa proposta foi desenvolvida e posteriormente aplicada em um minicurso, desenvolvido remotamente, para estudantes do ensino médio. Os dados foram coletados por meio de questionários pré e pós teste. O estudo delineado na forma de estudo de caso buscou averiguar se o uso da linguagem Python pode contribuir para o aprendizado de conteúdos de Física, principalmente aqueles que abordam o raciocínio proporcional. Os resultados indicam que os estudantes apresentaram uma ligeira melhora de desempenho após discussão do raciocínio proporcional e resolução dos exercícios por meio da Linguagem Python.