Conferências do IFSP, 11º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA INTRODUZIR O ENSINO DE ASTROFÍSICA ESTELAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria Carolina Carvalho Rodrigues, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2020-11-16

Resumo


O presente artigo identificou e analisou algumas barreiras existentes para o ensino de astrofísica estelar na educação básica. A partir da compreensão e discussão de tais dificuldades, é possível contribuir para ajudar a comunidade acadêmica da área de ensino de física e de astronomia a encontrar soluções para os problemas encontrados. Devido à situação de pandemia ocasionada pelo COVID-19, este estudo que se encontra no início foi até o momento realizado por meio de análise bibliográfica da literatura existente, a partir de artigos pré-selecionados em fontes de pesquisa voltadas para o ensino de ciências. Essa pesquisa pretende analisar os principais desafios encontrados para o ensino de astrofísica estelar e propor alternativas e caminhos para superá-los.

Palavras-chave


estrela; alfabetização científica; astrofísica; aluno; defasagem na aprendizagem.

Texto completo: PDF