Conferências do IFSP, 5º Congresso de Pós-Graduação do IFSP

Tamanho da fonte: 
Softwares de apoio ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade- Tipo Desatento
Eliana Prestes Souza

Última alteração: 2022-09-08

Resumo


Softwares de apoio ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade- Tipo Desatento

 

Eliana Prestes de Souza1

 

RESUMO: Este artigo apresenta uma parte dos estudos realizados sobre as ferramentas tecnológicas que auxiliam pessoas com TDAH- Tipo predominante desatento. As funcionalidades oferecidas por estes aplicativos estão relacionadas as atividades cotidianas, com finalidade de organizarem datas e horários das suas atividades, alguns também ajudam na concentração, disponibilizando testes e facilidades para a especificidade de cada usuário.

 

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia Assistiva, TDAH, TDAH-tipo desatento, Ferramentas Tecnológicas de Auxílio

 

ABSTRACT: This article presents a part of the studies carried out as technological tools that help people with ADHD - Predominant Inattentive Type. The features offered by these applications are related to daily activities, in order to organize dates and times of their activities, some also help with concentration, providing tests and facilities for the specificity of each user.

KEYWORDS: Assistive Technology, ADHD, Inattentive-Type ADHD, Technological Tools of Assistance

 

 

INTRODUÇÃO

 

A tecnologia Assistiva (TA) pode ser entendida como um conjunto de recursos e serviços que contribui para a inclusão social de pessoas com deficiência tanto física quanto mental. Promove a inclusão e independência facilitando no desenvolvimento e ampliando suas habilidades funcionais (BERSCH & TONOLLI, 2016)

Segundo Galvão filho (2009) a tecnologia assistiva está em um processo de formação e sistematização e diferentes culturas expõem diferentes conceitos como por exemplo:

Para os norte-americanos até uma bengala e considerada tecnologia assistiva, enquanto para os europeus apenas recursos tecnológicos poderiam ser considerados “Tecnologia assistiva”, mas uma maioria pode concordar que ela existe para facilitar a vida dessas pessoas.

Pode se afirmar então que o objetivo principal da TA é proporcionar a essas pessoas independência, melhor qualidade de vida e inclusão social em relação a comunicação, mobilidade, habilidades de seu aprendizado e trabalho (BERSCH, 2017).

 

O foco dessa pesquisa terá o intuito de expor as ferramentas tecnológicas de auxílio para as pessoas que sofrem com o Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) do tipo predominante desatento.

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é um transtorno neurobiológico que normalmente aparece na infância e causa sintomas de desatenção inquietude e impulsividade segundo a ABDA (Associação Brasileira do Déficit de atenção e hiperatividade, 2018), reconhecido pela (OMS) organização Mundial de saúde), existem pessoas que não acreditam que ele existe por falta de informação e desinformação sobre o assunto e há aqueles que chegam a dizer que é uma invenção para obter lucros com o tratamento.

O TDAH ainda de acordo com a ABDA é bastante comum em crianças e adolescentes que são avaliados e diagnosticados por profissionais da área e há pesquisas que mostram de 3 a 5% de crianças em diferentes pontos do mundo e uma grande maioria prevalece os sintomas durante sua vida adulta.

 

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Uma das principais referências dessa pesquisa é a  Associação Brasileira do Déficit de Atenção- ABDA e os aplicativos da Google, Play Store.

Voltada a pessoas com TDAH, essa associação sem fins lucrativos luta na inclusão de pessoas que sofrem com esse transtorno por todo o Brasil e foi fundada no ano de 1999, segundo o próprio site.

A ABDA é considerada uma referência nacional ainda de acordo com o site, disseminando informações cientificas e assuntos atualizados sobre o TDAH com um número significativo de visitas durante o mês.

No site da Google,Play Story foram analisados os comentários de usuários sobre esses softwares de apoio.

 

 

METODOLOGIA DA PESQUISA

 

A pesquisa desenvolvida foi bibliográfica e exploratória, no qual realizou-se o estudo e análise de tecnologias que auxiliam o tratamento do TDAH.  evidenciar a realidade do objeto estudado.

O levantamento de dados bibliográficos, foram realizados por meio de pesquisas documentais, teses, dissertações, livros e em sites relacionada ao assunto, tecnologia Assistiva e déficit de atenção.

Neste artigo pretende-se evidenciar ferramentas tecnológicas que auxiliam pessoas com TDAH, destacando seus recursos, impacto que os usos desses softwares podem trazer na vida dessas pessoas.

 

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com o intuito de trazer informações pertinentes ao assunto, essa pesquisa procurou evidenciar as funcionalidades e avaliações de algumas ferramentas que auxiliam pessoas com Transtorno do Déficit de atenção (TDAH- Tipo desatento) a executarem suas atividades cotidianas.

Das cinco ferramentas analisadas 5 são específicas e as outras duas não, entretanto podem ser utilizadas por pessoas com esse transtorno, com o intuito de aumentar o empenho e sua produtividade no dia a dia.

As ferramentas objetos de estudo são:

a)    FOCUS TDAH

Disponibilizado a partir de 2017. Elaborado pelo programa de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (PRO DHA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Aplicativo de suporte ao manejo do TDAH em adultos, crianças e adolescentes. Utiliza-se da colaboração entre familiares, amigos e profissional para garantir melhor esclarecimento sobre o paciente. Possui ferramentas web adicionais para médicos. Indicado para todas as idades, porém com um foco maior em crianças e adolescentes. Gratuito.

b)   MEU TDAH

Disponibilizado a partir de 2022. Desenvolvido por Renan Sigolo Ferreira.

Aplicativo criado por pessoas com TDAH com uma coleção informativa de diagnósticos e técnicas para ajudar as pessoas que sofrem com o transtorno entender melhor essa condição. Indicado para todas as idades. Gratuito.

c)    FOREST- MANTENHA O FOCO

Disponibilizado a partir de 2015. Desenvolvido por Seekrtech.

Aplicativo que se apresenta como uma alternativa para pessoas que são viciadas em celular oferecendo uma solução para quem está totalmente dependente de seu aparelho. Ele funciona da seguinte maneira: Você pode plantar uma semente na floresta e nos 30 minutos seguintes, essa semente irá crescer e se transformará em um arvore, e se você não resistir à tentação e sair do aplicativo para verificar as redes sociais ou qualquer outra coisa, acaba matando a sua arvore. Indicado para todas as idades. Gratuito.

d)   ANY.DO

Lançado pela primeira vez em 2011 como aplicativo para Android. Em 2012, foram lançados aplicativos para Iphone e Chrome. Desenvolvido por cofundadores Omer Perchilk, Itay Kahana e Yoni

Any.do é um aplicativo de gerenciamento de vida e produtividade. Indicado para todas as idades. Gratuito.

e)    EVERNOTE

Versão beta disponibilizada a partir de 24 de junho de 2008. Desenvolvido por Evernote Corporation.

Sua principal função é ser uma agenda eletrônica, na qual pode se marcar tarefas, listas, notas, etc. Seu foco não está em TDAH. Indicado para todas as idades, contudo, seu público-alvo são adultos. Versão gratuita disponível, com planos pagos vendidos separadamente com mais recursos (Basic, Premium e Business).

 

CONCLUSÕES

Segundo as avaliações de usuários do aplicativo FOCUS TDAH na Play Store, avaliado de 3 a 5 estrelas. De quarenta (40) comentários na página de avaliações da plataforma os usuários gostaram da ideia do aplicativo, porém na maioria dos comentários, relatos sobre déficit em seu funcionamento, usuários reclamando sobre não conseguir agendar tarefas, erros, paradas repentinas do aplicativo, e alguns relataram a dificuldade em responder o questionário do aplicativo.

As avaliações do aplicativo MEU TDAH se mostra positivas nos últimos quarenta (40) comentários, recebendo de 4 a 5 estrelas no App Store, com a maioria dos comentários, falando sobre a sua usabilidade, ferramenta ótima e que atende as necessidades do usuário, com testes relacionado ao transtorno, e o auxílio para lidar com o TDAH.

Para o aplicativo FOREST-MANTENHA os quarenta (40) comentários avaliados no próprio APP, são positivos em relação a facilidade de uso da ferramenta, que auxilia na concentração e no foco para o tempo dedicado aos estudos.

O aplicativo ANY.DO é uma ferramenta que não é específica para TDAH, assim como o Forest, mas podendo ser utilizada como apoio. Alguns comentários relatam o mal funcionamento do aplicativo, outros descreveram que atende bem as necessidades do cotidiano e na organização.

Avaliado em 4 estrelas o EVERNOTE, após suas atualizações, recebeu críticas, relacionadas à vagarosidade em suas funcionalidades, o software apresenta lentidão para criar notas e apresenta vários problemas, usuários também relataram erros após tentar abrir as anotações.

O Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno mental que atinge várias pessoas no mundo inteiro. Muitas pessoas não procuram tratamento médico adequado por não entenderem os seus sintomas, prejudicando suas atividades cotidianas, não conseguindo executar suas tarefas e obtendo resultados negativos em suas vidas.

O desconhecimento normalmente gera angústia, frustrações em sua vida emocional, escolar, acadêmica e profissional, gerando um sentimento de incapacidade de realizar suas tarefas. A utilização de ferramentas pode produzir um alívio, uma ajuda para essas pessoas, oferecendo de uma forma clara, como organizar todas as suas atividades que poderá ser realizada no dia a dia, desde as mais simples a mais complexas delas.

Essas ferramentas tecnológicas específicas e “Genéricas” podem ser consideradas como apoio ao TDAH e não um tratamento médico. Segundo a ABDA a Associação Brasileira do Déficit de atenção (ABDA) (2017) o tratamento do TDAH é multimodal, com uma combinação de medicamentos, orientações e técnicas especificas que fazem parte desse processo.

As técnicas podem envolver rotinas, agendas, vários tipos de metodologia de aprendizagem, compensando o esquecimento gerado pelo TDAH. A utilização de tecnologias, permite nos dias de hoje que essas técnicas de rotinas, lembretes, alarmes, jogos e outros, se encaixem na vida desses indivíduos tornando uma facilidade maior em suas vidas.

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (ABDA). O que é TDAH. Disponível em: <https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/>. Acesso em: 17 dez 2021.

 

BERSCH, Rita. Introdução a Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: Assistiva, 2017. Disponível em: <http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf>. Acesso em: 17 de dezembro 2021.

 

CORPORATION, Evernote. E) EVERNOTE. 2008. Disponível em: https://evernote.com/intl/pt-br. Acesso em: 11 jul. 2022.

 

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. A Tecnologia Assistiva: do que se trata. Conexões: Educação, Comunicação, Inclusão e Interculturalidade, Porto Alegre, v. 252, n. 01, p.207-235, 2009. Disponível em: <http://www.galvaofilho.net/TA_dequesetrata.htm>. Acesso em: 11 jul. 2022.

 

 

PERCHILK, Omer. ANY.DO. 2011. Disponível em: https://www.any.do/pt-br/. Acesso em: 11 jul. 2022.

 

SEEKRTECH. FOREST- MANTENHA O FOCO. 2015. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=cc.forestapp&hl=pt_BR&gl=US. Acesso em: 11 jul. 2022.

 

UFRGS. Elaborado Pelo Programa de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (Pro Dha) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Focus TDAH. 2017. Disponível em: http://focustdah.com.br/. Acesso em: 11 jul. 2022.

 

 

 


Palavras-chave


Tecnologia Assistiva, TDAH, TDAH-tipo desatento, Ferramentas Tecnológicas de Auxílio