Diretrizes para Autores
Normas para Elaboração do Resumo Expandido - Orientações aos autores
Cada autor-apresentador poderá submeter e apresentar até dois trabalhos no evento. Somente o autor-apresentador poderá submeter trabalhos no sistema do evento. Os trabalhos selecionados pelos avaliadores serão apresentados na modalidade oral.
O resumo expandido deverá constar:
Título (centralizado)
Nome dos autores (centralizados, máximo quatro autores por trabalho)
Afiliação dos autores
Identificação do evento (centralizado)
Resumo (máximo de 200 palavras)
Palavras-Chave (máximo de seis separadas por ponto e vírgula)
Título em Inglês, Abstract, Keywords (máximo de seis)
Introdução (máximo de 20 linhas)
Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências.
O resumo expandido deve ter no máximo cinco páginas.
Tamanho do papel: A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato, margens superior, inferior, esquerda e direita de 25 mm.
Tamanho máximo do arquivo PDF: 2 Mb
Espaçamento simples (1) entre linhas.
Parágrafo: 1 cm
Não numerar as páginas.
Não inserir notas de rodapé.
Fonte: Times New Roman, tamanho 11, para nome dos autores, texto e identificação do evento, e tamanho 9 para identificação dos autores.
Imagens (gráficos, figuras e fotos): devem ser centralizadas e, preferencialmente, convertidas para o formato “jpg” antes de serem inseridas no texto. Não envie Imagens (gráficos, figuras e fotos) na forma de anexos.
Quadros e Tabelas: devem ser digitadas no texto, de modo a ficarem independentes dos aplicativos-fonte (tais como Excel). Fonte: Times New Roman, tamanho 11, Espaçamento simples.
Certificar que todas as URLs no texto (ex.: http://www.ifsp.edu.br ) estão ativas e prontas para clicar.
O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser separado(s) do título por duas linhas (duas vezes ENTER).
Na versão de submissão os nomes dos autores devem ser removidos do resumo expandido (pdf). Por este sistema, os arquivos são avaliados sem a identificação de autoria.
Caso o resumo expandido seja aprovado, o autor deverá enviar a versão final contendo os nomes de todos os autores e com as correções solicitadas pelos avaliadores.
O não envio da versão final corrigida implicará na eliminação do resumo no evento.
Os tópicos devem ser separados do final do texto anterior por duas linhas.
Todos os tópicos (RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, etc.) deverão ser escritos em letras maiúsculas, em negrito.
A logomarca do Evento deverá constar somente no cabeçalho da primeira página.
O arquivo de submissão deverá estar desbloqueado no formato portable document format (pdf) compatível com o Adobe Acrobat Reader™.
O aceite definitivo “aceite final” será condicionado à entrega da versão final do trabalho, caso sejam solicitadas correções ao resumo expandido;
É importante destacar que a decisão quanto à classificação da modalidade de apresentação é feita pela Comissão Científica;
Após a submissão, não será permitido efetuar qualquer tipo de alteração nos trabalhos, quando não solicitado pelos avaliadores, devendo-se manter o título e os nomes e ordenação dos autores conforme descritos na primeira submissão;
Informamos que os únicos documentos emitidos pela organização do Evento são:
- Certificado de participação aos inscritos que efetivamente compareceram ao evento
- Certificado de apresentação em nome do autor-apresentador que efetivamente apresentou o(s) trabalho(s)
Elementos obrigatórios para Elaboração do Resumo Expandido - Orientações aos
autores
TÍTULO - em letras maiúsculas, negrito e centralizado, deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho.
AUTORES - O número de autores deve ser o mínimo possível (quatro no máximo), sendo considerados como tal apenas as pessoas que tiveram participação efetiva no trabalho, em condições de responder pelo mesmo integralmente ou em partes essenciais; os nomes dos autores devem estar duas linhas abaixo do título, centralizados, em letras maiúsculas, abreviando-se somente os nomes intermediários, se houver, seguidos dos respectivos números-índice que irão identificar os autores. Em caso de mais de um autor, seus nomes serão separados por vírgula. Por exemplo: Fulano C. Silva1, Beltrano R. Souza2.
IDENTIFICAÇÕES - Abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) deverão ser colocadas as identificações, conforme segue: qualificação profissional, modalidade da bolsa, instituição e
E-mail. Por exemplo: Graduando em Tecnologia em Alimentos, Bolsista PIBIFSP (ou outros), IFSP, Câmpus Cubatão, fulanocsilva@ifsp.edu.br. Após o último autor informar a área de conhecimento e número (Tabela CNPq).
IDENTIFICAÇÃO DO EVENTO - duas linhas após a identificação dos autores seguida, com a seguinte descrição:
Apresentado no 4° Congresso de Pós-Graduação do IFSP - 2019 - 27 a 28 de novembro de 2019 - Sorocaba - SP, Brasil
RESUMO - o texto deve iniciar na mesma linha do item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), procurando justificar sua importância (sem incluir referências bibliográficas), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões, contendo no máximo 200 palavras. Não deverá conter fórmulas e citações bibliográficas.
PALAVRAS-CHAVE - máximo de seis, separadas por ponto e vírgula, procurando não repetir palavras do título, escritas em letras minúsculas.
TÍTULO EM INGLÊS - Tradução do título para a língua inglesa.
ABSTRACT - Tradução do resumo para língua inglesa.
KEYWORDS - Tradução das palavras-chave para língua inglesa.
INTRODUÇÃO - no máximo 20 linhas, evitar divagações, utilizando bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando claro a(s) hipótese(s) e o(s) objetivo(s) do trabalho.
MATERIAL E MÉTODOS - os materiais e métodos utilizados no desenvolvimento da pesquisa devem ser adequadamente descritos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO - Ilustrações e gráficos devem ser apresentados com tamanho e detalhes suficientes para a composição gráfica final, preferivelmente na mesma posição do texto. Gráficos: devem apresentar-se sem bordas, descritos com o mesmo tipo e tamanho de letras contidas no texto e a legenda na posição inferior do mesmo. A numeração deve ser sucessiva em algarismos arábicos. Tabelas: evitar tabelas extensas e dados supérfluos; adequar seus tamanhos ao espaço útil do papel e colocar, na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e autoexplicativas. Na discussão, confrontar os dados obtidos com a literatura.
CONCLUSÕES - devem basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando, sim, confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.
EQUAÇÕES: Todas as equações que fizerem parte do texto deverão ser alinhadas com o parágrafo e numeradas, como segue:
y = ax + b (1)
em que,
y - velocidade, m s-1;
a - coeficiente angular;
x - rotação, rpm, e
b - coeficiente linear.
AGRADECIMENTOS - inserir após as conclusões, de maneira sucinta. Se o projeto for financiado por alguma agência de fomento, citar a fonte.
REFERÊNCIAS - devem ser incluídas apenas as citadas no texto e em tabelas, gráficos, fotos ou imagens, aparecendo em ordem alfabética e em letras maiúsculas.
As citações no texto deverão aparecer em letras maiúsculas, seguidas do ano de publicação, conforme abaixo:
SOUZA & SILVA (2014), ou ainda (SOUZA & SILVA, 2014); existindo outras referências do(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano (outras publicações), isso será identificado com letras minúsculas (a, b, c) após o ano da publicação: SOUZA & SILVA (2014 a). Quando houver quatro ou mais autores, no texto e nas referências, será citado apenas o primeiro autor seguido de et al. Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e/ou a obra citada nesta é assim indicado: SILVA (2006) citado por PESSOA (2013).
Na listagem das referências citadas (item Referências) incluir apenas as mencionadas no texto e em tabelas e figuras, aparecendo em ordem alfabética e em letras maiúsculas. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados, boletins técnicos e comunicação pessoal. Seguem alguns exemplos abaixo:
Revistas/Periódicos
ALVES, S.P.; RODRIGUES, E.H.V. Sombreamento arbóreo e orientação de instalações avícolas. Engenharia Agrícola, v.24, n.2, p.241-245, 2004.
Revistas/Periódicos em meio eletrônico
PANDORFI, H.; et al. Uso da lógica fuzzy na caracterização do ambiente produtivo para matrizes gestantes. Engenharia Agrícola, v. 27, n. 1, p.83-92, jan./abr. 2007 . Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/eagri/v27n1/01.pdf>. Acesso em: 24 set 2007.
GALVANI, E. Estudo comparativo dos elementos do balanço hídrico climatológico para duas cidades do Estado de São Paulo e para Paris. Confins [Online], v.4, n.4, 2008. Disponível em: <http://confins.revues.org/4733>. doi: 10.400/confins.4733
Capítulo completo de livros ou obras semelhantes
CARVALHO, J.A. Hidráulica básica. In: MIRANDA, J.H.; PIRES, R.C.M. Irrigação. Jaboticabal: Associação Brasileira de Engenharia Agrícola,2003. v.2, p.1-106. (Série Engenharia Agrícola)
Anais de congressos, simpósios, encontros científicos ou técnicos
MARINI, V.K.; ROMANO, L.N.; DALLMEYER, A.U. A análise da operação agrícola como base para a definição de requisitos funcionais no processo de desenvolvimento de máquinas agrícolas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 35, 2006, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, 2006. 1 CD-ROM.
Dissertações e teses
BERALDO, J.M.G. Variabilidade espacial de um latossolo vermelho eutroférrico sob cultivo de cana-de-açúcar. 2004. 87f. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal, 2004.