Conferências do IFSP, 14º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP

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NAVEGANDO DESAFIOS NA REDE FEDERAL: UM OLHAR SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Mauro Bittencourt

Última alteração: 2023-11-06

Resumo


Os Institutos Federais (IF), criados pela Lei nº 11.892/2008, são instituições de Educação Básica, Profissional e Superior no Brasil. Priorizam cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, buscando uma formação completa, não apenas preparação para o mercado de trabalho. Representam uma valorização da educação profissional e técnica no contexto educacional brasileiro. Porém, a reforma do Ensino Médio, inaugurada pela Lei nº 13.415/2017, promoveu transformações profundas nesse nível de educação, introduzindo novas abordagens curriculares e modificações no financiamento da educação pública. Este estudo tem como meta identificar, descrever e analisar as mudanças que a reforma do Ensino Médio provocou nos Institutos Federais (IF), com especial ênfase nos cursos técnicos de nível médio. A proposição central sustenta que a reforma está introduzindo maior flexibilidade no Ensino Médio, centralizando aspectos que anteriormente eram periféricos na organização dessa etapa da educação básica. Essa transformação está desencadeando um processo de desregulamentação e precarização nos Institutos Federais (IFs). Os IFs, de forma descoordenada, estão se adaptando à promoção do Ensino Médio Integrado. Essa dinâmica, por sua vez, está enfraquecendo os princípios fundamentais de formação integral e educação profissional e tecnológica que são essenciais para essas instituições. Destaca a incompatibilidade reforma do Ensino Médio e os cursos técnicos integrados dos IF.

Palavras-chave


Ensino Médio; Ensino Médio Integrado; Reforma do Ensino Médio.

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