EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E MÍDIAS DIGITAIS: ORGANIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA DESENCADEADAS POR “MEMES” MATEMÁTICOS
Dublin Core | Metadados para o PKP | Metadados do documento | |
1. | Título | Título do documento | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E MÍDIAS DIGITAIS: ORGANIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA DESENCADEADAS POR “MEMES” MATEMÁTICOS |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Katia Gislene da Luz; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Brasil |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Wellington P. das Virgens |
3. | Assunto | Área(s) do Conhecimento | Ciências humanas; Ciências exatas; Multidisciplinar |
3. | Assunto | Palavras-chave(s) | Aprendizagem de matemática; Ensino de matemática; Memes; Mídias Digitais na Educação. |
4. | Descrição | Resumo | Este texto é um recorte da pesquisa de mestrado, em andamento, que tem como objetivo investigar potencialidades do uso de memes matemáticos na organização da atividade de ensino de conceitos matemáticos em situações desencadeadoras de aprendizagem. Propõe-se apresentar situações que envolvam memes postados em redes sociais para estudantes do Ensino Médio da rede pública e analisar os movimentos realizados pelos estudantes, à luz dos referenciais teóricos da Teoria Histórico-cultural. Como resultados, no que se refere às potencialidades educativas, espera-se que a utilização de memes como recurso de ensino seja promissora para o desenvolvimento da aprendizagem de matemática. Por fim, almeja-se ressaltar o quanto essa aproximação é importante para romper com a ideia de que escola e redes sociais são dois mundos distintos e mostrar que os memes matemáticos podem ser desencadeadores de ensino e de aprendizagem de matemática. |
5. | Editora | Editora, localização | |
6. | Contribuidor | Patrocínio | |
7. | Data | (YYYY-MM-DD) | 2022-10-31 |
8. | Tipo | Situação & gênero | Documento avaliado pelos pares |
8. | Tipo | Tipo | Pesquisa Empírica de campo |
9. | Formato | Formato do Documento | |
10. | Identificador | Identificador Universal Único (URI) | https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xiiiconict/paper/view/8841 |
11. | Fonte | Título da Revista/conferência; V. N. ano | CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia; 13º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP |
12. | Idioma | Português=pt | pt |
13. | Relacionamento | Docs. Sups. | |
14. | Cobertura | Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.) | |
15. | Direitos | Direito autoral e permissões | Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocà-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentaçÃo inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. |