Exibir metadados

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E MÍDIAS DIGITAIS: ORGANIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA DESENCADEADAS POR “MEMES” MATEMÁTICOS


 
Dublin Core Metadados para o PKP Metadados do documento
 
1. Título Título do documento EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E MÍDIAS DIGITAIS: ORGANIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA DESENCADEADAS POR “MEMES” MATEMÁTICOS
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Katia Gislene da Luz; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Brasil
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Wellington P. das Virgens
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento Ciências humanas; Ciências exatas; Multidisciplinar
 
3. Assunto Palavras-chave(s) Aprendizagem de matemática; Ensino de matemática; Memes; Mídias Digitais na Educação.
 
4. Descrição Resumo

Este texto é um recorte da pesquisa de mestrado, em andamento, que tem como objetivo investigar potencialidades do uso de memes matemáticos na organização da atividade de ensino de conceitos matemáticos em situações desencadeadoras de aprendizagem. Propõe-se apresentar situações que envolvam memes postados em redes sociais para estudantes do Ensino Médio da rede pública e analisar os movimentos realizados pelos estudantes, à luz dos referenciais teóricos da Teoria Histórico-cultural. Como resultados, no que se refere às potencialidades educativas, espera-se que a utilização de memes como recurso de ensino seja promissora para o desenvolvimento da aprendizagem de matemática. Por fim, almeja-se ressaltar o quanto essa aproximação é importante para romper com a ideia de que escola e redes sociais são dois mundos distintos e mostrar que os memes matemáticos podem ser desencadeadores de ensino e de aprendizagem de matemática.

 
5. Editora Editora, localização
 
6. Contribuidor Patrocínio
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 2022-10-31
 
8. Tipo Situação & gênero Documento avaliado pelos pares
 
8. Tipo Tipo Pesquisa Empírica de campo
 
9. Formato Formato do Documento PDF
 
10. Identificador Identificador Universal Único (URI) https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xiiiconict/paper/view/8841
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia; 13º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP
 
12. Idioma Português=pt pt
 
13. Relacionamento Docs. Sups.
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.)
 
15. Direitos Direito autoral e permissões Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocà-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentaçÃo inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.